Capítulo 04
CAPÍTULO IV
DOS ÓRGÃOS EM APOIO À DIRETORIA DO FORO
Seção I
Do Conselho Consultivo da Diretoria do Foro
Art. 20. A DIRFO é auxiliada pelo Conselho Consultivo da Diretoria do Foro, que visa a democratizar e otimizar a análise e a implementação de medidas administrativas, sem caráter deliberativo.
Parágrafo único. Compete ao conselho manifestar-se sobre:
I - assuntos relevantes que o presidente resolva submeter à apreciação;
II - Política de Segurança Institucional;
III - critérios de movimentação de servidores;
IV - normas da Administração que repercutam em procedimentos cartorários;
V - definição de padrões de mobiliário e equipamentos;
VI - quantitativo de servidores por juízo;
Art. 21. O Conselho Consultivo é composto pelos seguintes membros:
I - Diretor do Foro (presidente);
II - Vice-Diretor do Foro (vice-presidente);
III - ex-Diretores do Foro com jurisdição em 1ª instância e
IV - Juízes Federais.
§ 1º O presidente será substituído, em suas ausências, pelo vice-presidente.
§ 2º O conselho contará com um secretário, responsável pela lavratura das atas, preparação de pautas, distribuição de feitos, convocação para sessões e convocação para votação por meio eletrônico.
§ 3º A Associação dos Juízes Federais (AJUFE) e a Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (AJUFERJES) poderão ter assento e manifestar opinião, sem direito a voto.
§ 4º Os membros do conselho poderão convocar servidores da Administração para subsidiá-los em seus pareceres ou prestar esclarecimentos durante as sessões.
Art. 22. O Conselho Consultivo funcionará consoante as seguintes regras:
I - reunir-se-á quando presente a maioria de seus membros, não sendo computados os ex-Diretores do Foro, e decidirá pela maioria dos presentes;
II - o presidente deverá votar nos casos de desempate;
III - as reuniões ordinárias terão periodicidade trimestral, sem prejuízo de eventuais reuniões extraordinárias;
IV - a critério do presidente, no interstício entre as reuniões ordinárias presenciais, poderá ser utilizado sistema de votação eletrônico em ambiente que permita:
a) prover acesso restrito a membros do Conselho, aos diretores de subsecretaria envolvidos na votação e à equipe de suporte administrativo;
b) convocar mediante sistema eletrônicos;
c) disponibilizar o processo para consulta;
d) registrar dúvidas e justificativas dos membros sobre o processo em análise;
e) registrar os votos do relator e dos membros, mediante acesso restrito;
f) consultar os votos efetuados e o registro da decisão do Conselho.
§ 1º A votação deverá ocorrer em até cinco dias após o relatório e o voto do relator.
§ 2º É permitida a votação eletrônica nos períodos de férias dos conselheiros.
§ 3º Os processos serão automaticamente incluídos em pauta na sessão seguinte à sua distribuição.
§ 4º Os relatores serão escolhidos por sorteio, considerando-se a possibilidade de comparecimento.
§ 5º Não participam do sorteio o presidente, o vice-presidente e os ex-Diretores do Foro.
§ 6º Para subsidiar a formulação de parecer e voto, o relator deverá as contatar as áreas técnicas.
§ 7º O feito poderá ser redistribuído em caráter urgente caso não não seja possível inclui-lo em pauta nos prazos regulamentares.
§ 8º Quando ratificadas pelo presidente, as decisões do Conselho terão caráter decisório.
Seção II
Dos Juízes Federais Supervisores
Art. 23. Os juízes federais supervisores deverão atuar nas seguintes áreas: (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
I - Cálculo Judicial; (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
II - Controle de Mandados; (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
III - Atendimento dos Juizados Especiais Federais; (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
IV - Serviços de Informações Arquivísticas e Memória Institucional; (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
V - Capacitação e Desenvolvimento e (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
VI - Laboratório de Inovação. (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
Parágrafo único. Compete ao Diretor do Foro designar os juízes supervisores. (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
Art. 24. Os juízes supervisores deverão exercer as seguintes atribuições: (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
I - auxiliar o Diretor do Foro no encaminhamento de decisões administrativas; (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
II - sugerir medidas administrativas para a melhoria das rotinas e dos serviços e (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
III - dirimir conflitos da área administrativa e da área judiciária. (Redação dada pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
IV - ( Revogado pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
V - ( Revogado pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
Parágrafo único. ( Revogado pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
I - ( Revogado pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
II - ( Revogado pela Portaria nº JFRJ-PGD-2020/00044)
Seção III
Do Comitê Gestor de Riscos
Art. 25. Compete ao Comitê Gestor de Riscos:
I - elaborar e instituir a Política de Gestão de Riscos, alinhada ao Planejamento Estratégico do TRF2;
II - avaliar e divulgar as melhores práticas de gestão de riscos;
III - fomentar a cultura de gestão de riscos;
IV - coordenar o processo de gestão de riscos;
V - aprovar o relatório de análise crítica e o mapa de riscos;
VI - decidir sobre o grau de tolerância a riscos, conforme o caso e
VII - propor ações de sensibilização e capacitação sobre gestão de riscos.
Art. 26. O comitê é composto pelos seguintes membros:
I - Diretor do Foro;
II - Diretor da Secretaria Geral;
III - Diretor da Subsecretaria de Atividades Judiciárias;
IV - Diretor da Subsecretaria de Controle Interno;
V - Diretor da Subsecretaria de Gestão de Pessoas;
VI - Diretor da Subsecretaria de Gestão de Serviços;
VII - Diretor da Subsecretaria de Infraestrutura;
VIII - Diretor da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças;
IX - Diretor da Subsecretaria Jurídico-Administrativa;
X - 1 (um) representante da área judiciária, indicado pelo Diretor do Foro;
XI - 1 (um) representante da área de Segurança Institucional;
XII - 1 (um) representante da área de Tecnologia da Informação (TRF2);
XIII - 1 (um) representante da área de Gestão Documental e
XIV - 1 (um) representante da área de Gestão Estratégica.
Seção IV
Do Grupo de Gerenciamento de Crises
Art. 27. O Grupo de Gerenciamento de Crises (GGC) tem como objetivos:
I - adotar providências para solucionar ou minimizar eventos caracterizados corporativamente como crise e suas consequências e
II - estabelecer prioridade de atuação das unidades administrativas.
Art. 28. O GGC é composto pelos seguintes membros:
I - coordenador da área de Segurança Institucional (coordenador do GGC);
II - diretor da Secretaria Geral;
III - coordenador do Núcleo de Suporte à Diretoria do Foro;
IV - coordenador do Núcleo de Comunicação Social e
V - supervisor da Seção de Desenvolvimento.
§ 1º Nos afastamentos e impedimentos legais ou regulamentares dos membros, assumirão as funções os servidores designados como substitutos nas unidades de lotação.
§ 2º O Manual de Gerenciamento de Crises deverá ser o instrumento utilizado como roteiro do trabalho.