Conteúdo principal

2ª Região entrega certificado a servidores aptos a atuar como conciliadores na Justiça Federal

A Justiça Federal da Segunda Região promoveu neste mês de junho, no 3º Juizado Especial Federal (JEF) de Nova Iguaçu/RJ e no auditório do TRF2, no centro do Rio, a entrega de certificados a 48 servidores da Justiça Federal que concluíram o “Curso Básico de Formação de Conciliadores/Mediadores”, ministrado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2).

Durante o referido curso, os participantes tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar mediante o conhecimento adquirido não só pela teoria, mas também pela prática, com a realização de exercícios simulados em grupo, sob a coordenação de magistrados com formação de conciliadores/mediadores.

Nova Iguaçu/RJ

No dia 8 de junho, a cerimonia de entrega de certificados ocorreu na sala do 3º JEF de Nova Iguaçu/RJ. Na ocasião, a juíza federal convocada em auxílio ao NPSC2, Aline Araújo, fez a leitura do termo de compromisso e realizou a entrega dos certificados aos servidores que participaram do curso.

O magistrado Washington Juarez de Brito Filho, juiz titular da Vara Federal de Nova Iguaçu, e a servidora Mery Luci Melo de Maria, do gabinete da Presidência do TRF2, destacaram o apoio de todos os envolvidos e parabenizaram os novos conciliadores.

TRF2

Já no dia 9 de junho, com a presença do presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, o evento ocorreu no auditório da Corte. Durante a solenidade, o diretor do NPSC2, desembargador federal Ferreira Neves, a diretora do Foro da Justiça Federal do Rio de Janeiro, juíza federal Helena Elias Pinto, e a juíza federal Alíne Araújo realizaram a segunda entrega dos certificados do curso de formação de conciliadores/mediadores.

Durante a cerimônia, o presidente do Tribunal destacou a importância da conciliação: “Fico muito satisfeito em saber que cada vez mais conciliadores são formados pelo Tribunal e espero que, no futuro, muito mais sejam formados. Que os senhores façam muitas conciliações, dando exemplo aos próximos conciliadores”, afirmou. Após a leitura do termo de compromisso e a entrega dos certificados, André Fontes fez questão de cumprimentar cada conciliador formado.

Curso

A Justiça Federal da Segunda Região, através do NPSC2, promoveu o “Curso Básico de Formação de Conciliadores/Mediadores”, em conformidade com a Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, e a Resolução nº 398/2016, do Conselho de Justiça Federal (CJF), que dispõe sobre a Política Judiciária de solução consensual dos conflitos de interesses no âmbito da Justiça Federal.

O curso de capacitação básica de conciliadores/mediadores teve como objetivo transmitir informações teóricas gerais, bem como proporcionar uma vivência prática para aquisição de conhecimento acerca da solução consensual dos conflitos. Dessa forma, o corpo discente ficou apto ao exercício da conciliação e da mediação no âmbito judicial.

Conciliações

Teve início no próprio dia 08 de junho, na Subseção Judiciária de Nova Iguaçu, um mutirão de audiências de conciliação em reclamações pré-processuais envolvendo crédito comercial, ajuizadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Baixada Fluminense, coordenado pelo juiz federal Washington Juarez de Brito Filho. O evento também ocorre nos dias 09, 12, 19 e 20 de junho, sempre das 13h às 18h.

Já nos dias 12, 13, 14, 19 e 20 de junho, é a vez do NPSC2  e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Rio de Janeiro (CESOL) promoverem na Seção Judiciária do Rio de Janeiro (Avenida Rio Branco 243 – 10º andar – Anexo I, Cinelândia), um mutirão de audiências de conciliação em reclamações pré-processuais, desta vez envolvendo crédito comercial, também ajuizadas pela CEF, das 13h às 18h.

 

Via ACOI/TRF2