Conteúdo principal

Coordenador do CAIJF-2ª Região destaca apoio do TRF2 para ações de cidadania em entrevista à Rádio MEC

O juiz federal Vladimir Vitovsky, coordenador do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal, do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da Segunda Região (CAIJF/NPSC2), participou na quinta-feira, 20 de julho, do programa Bate-Papo Ponto Com, produzido pela rádio MEC – Rio de Janeiro. Na ocasião, o magistrado falou sobre as ações realizadas pelo setor que ele coordena, voltadas para a promoção da cidadania por meio da informação. O trabalho é levado a agentes multiplicadores atuantes nas comunidades do Rio de Janeiro, como agentes comunitários de saúde e jovens integrantes do programa RAP da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde, organizado pela Prefeitura carioca.

Para discutir o tema, o programa contou também com as participações do estudante Renan Oliveira, que cursa graduação em Sociologia na UFRJ, da assistente social e articuladora social Lúcia Cabral, da ONG Educape, e da diretora do Patronato Magarino Torres, Mariangela Pavão, que atende egressos do sistema prisional.

Durante a conversa, Vladimir Vitovsky destacou o apoio que o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, tem prestado às atividades do CAIJF. O juiz contou que o chefe do Poder Judiciário Federal na Segunda Região, que abrange o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, participa pessoalmente das iniciativas, que visam a capacitar a população na busca de direitos com autonomia e a auxiliar na prevenção de litígios. Como exemplo, ele citou a visita que o presidente fez em abril, junto com outros juízes, ao Jongo de Pinheiral, onde descendentes de escravos se reúnem para manter viva a tradição cultural de seus antepassados.

Acesse o portal da Rádio MEC, para ouvir a entrevista com o juiz federal, na íntegra. 

Fonte:TRF2