Conteúdo principal

Desembargador federal Reis Friede eleito presidente do TRF2 para o biênio 2019/2021

Fachada do prédio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região
Fachada do prédio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região

O Plenário do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2) elegeu na quinta-feira, 6 dezembro, o desembargador federal Reis Friede para presidir a Corte no biênio 2019/2021. A votação foi concluída com 25 votos para o magistrado e apenas um nulo (proferido pelo próprio presidente eleito). A posse da nova gestão será em abril. A primeira saudação à nova gestão ficou a cargo do presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, juiz federal Fabrício Fernandes de Castro, que, do púlpito, cumprimentou os desembargadores eleitos e parabenizou os demais pela escolha: “Este Tribunal conquistou e tem mantido o reconhecimento nacional pelas suas realizações, sendo o mais recente deles o Selo Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça, na categoria Ouro”, lembrou.

Na sessão, também foram eleitos os desembargadores federais Messod Azulay (vice-presidente) e Luiz Paulo da Silva Araújo Filho (corregedor regional), além do ouvidor geral da Justiça Federal da 2ª Região, dos componentes do Órgão Especial e do Conselho de Administração do TRF2, e dos novos gestores da Escola da Magistratura Regional Federal (Emarf), do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região (Cojef), do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2) e do Gabinete de Segurança Institucional.

“Agradeço a confiança depositada em mim pelos meus eminentes pares e espero não desapontá-los. Quero dizer a todos que pretendo dar continuidade à exitosa gestão do desembargador André Fontes e que os projetos da presente administração seguirão seu curso normal” declarou o presidente eleito.  Ele acrescentou que deseja realizar uma “gestão compartilhada” com os desembargadores da casa: “Vossas Excelências tenham certeza de que meu gabinete estará sempre de portas abertas e de que todas as sugestões receberão o devido acolhimento, de sorte que possamos trabalhar juntos pelo aperfeiçoamento da nossa Corte e que possamos realizar uma administração tão ditosa quanto as que nos precederam”, concluiu.

Reis Friede aproveitou a oportunidade, também, para anunciar algumas iniciativas que deverá implementar. Dentre elas, ressaltou a criação do Gabinete de Gestão, que será coordenado por ele, e integrado pelo seu antecessor na Presidência, e pelos novos vice-presidente, corregedor regional e diretores da Emarf e do CCJF: “O presidente imediatamente anterior terá atuação importantíssima nesse colegiado, tendo em vista que em muito poderá contribuir com a sua experiência de modo continuado e não apenas durante a vigência do gabinete de transição”, explicou.

O desembargador federal Reis Friede graduou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro) em 1982. Exerceu a advocacia até ser aprovado em 1º lugar para o cargo de promotor de justiça (1986/88). Na magistratura federal ele ingressou em 1988, igualmente após ser aprovado em concurso público, também em 1º lugar, tornando-se, então, o mais jovem juiz federal do Brasil. Em 2004, Reis Friede foi promovido, por antiguidade, ao cargo de desembargador federal do TRF2.

Além da graduação em Direito, o presidente eleito do TRF2 é formado em Arquitetura (USU), Economia (UFRJ), Administração (UCAM), Engenharia (UERJ/USU) e Matemática (UCAM). Tem, ainda, os títulos de mestre em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho – UGF e mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É também diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG/1991) e pela Escola de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e membro da Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial – SBDA.

 

Confira o resultado da eleição no TRF2, para o biênio 2019/2021.

Presidente – Desembargador Federal Reis Friede

Vice-Presidente – Desembargador Federal Messod Azulay Neto

Corregedor Regional – Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho

 

Órgão Especial – Titulares

Desembargador Federal Reis Friede – Presidente

Desembargador Federal Messod Azulay Neto – Vice-Presidente

Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho – Corregedor Regional

Desembargador Federal Guilherme Couto de Castro

Desembargador Federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama

Desembargador Federal José Antonio Lisbôa Neiva

Desembargadora Federal Nizete Lobato

Desembargador Federal Marcelo Pereira da Silva

 

Conselho de Administração – Titulares

Desembargador Federal Reis Friede – Presidente

Desembargador Federal Messod Azulay Neto – Vice-Presidente

Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho – Corregedor Regional

Desembargador Federal Marcello Granado

Desembargador Federal Alcides Martins

Desembargador Federal Theophilo Antonio Miguel Filho

 

Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região – Emarf

Desembargador Federal Sergio Schwaitzer – Diretor-Geral

 

Centro Cultural Justiça Federal – CCJF

Desembargador Federal Antonio Ivan Athié – Diretor-Geral

Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais – Cojef

Desembargador Federal Desembargador Federal Alcides Martins – Coordenador

 

Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NPSC2

Desembargador Federal Ferreira Neves – Diretor

 

Ouvidoria Geral da Justiça Federal da 2ª Região

Desembargador Federal Guilherme Diefenthaeler – Ouvidor Geral

 

Gabinete de Segurança Institucional – GSI

Desembargador Federal Marcello Granado – Diretor

Fonte: TRF2