Conteúdo principal

JFES abre comemorações de 50 anos com Banda Júnior da Polícia Militar e palestra com foco na cidadania

A Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) abre no dia 20 de setembro, quarta-feira, as atividades comemorativas pelos 50 anos de instalação no Espírito Santo, com um evento totalmente voltado para a promoção da cidadania.

Com o tema “A Justiça Federal e a Cidadania”, a cerimônia será aberta por apresentação da Banda Júnior da Polícia Militar do ES, formada por crianças e adolescentes da Grande Vitória, e contará com palestra do juiz federal Vladimir Santos Vitovsky sobre “O que a Justiça Federal faz para o cidadão”.

O Ministério Público Federal do Espírito Santo também participará do evento, com palestra da procuradora federal Elisandra de Oliveira Olímpio, com o tema “O MPF e a garantia dos direitos do cidadão”.  A procuradora atua na Procuradoria dos Direitos do Cidadão do órgão.

A supervisora da Seção de Atendimento dos Juizados Especiais Federais (Seajef/NAJ), da Justiça Federal capixaba, Flávia Margon Pessoa, também será palestrante no evento, trazendo questões práticas e esclarecendo as dúvidas mais comuns nos atendimentos que realiza com sua equipe no térreo da sede da JFES, em Vitória.

‘Justiça Federal, muito prazer’

Vladimir Vitovsky, que hoje é lotado na Justiça Federal do Rio de Janeiro, já atuou na JFES e sempre teve uma preocupação especial em aproximar a Justiça Federal da sociedade.

Foi ele quem teve a ideia de lançar, em Vitória, o programa “Justiça Federal, muito prazer”, que inicialmente levava até o público da terceira idade informações sobre os direitos que os idosos podem buscar na JF. Mais tarde, mesmo após sua remoção para o RJ, o programa foi abraçado pela Direção do Foro da Seccional capixaba e inserido no calendário oficial de eventos da Seção Judiciária, ampliado para estudantes universitários e do ensino médio.

Hoje, o magistrado lidera na JFRJ o programa “A Justiça Federal vai ao Cidadão”, que leva informações sobre a Justiça a populações mais carentes. É titular da 9ª Vara Federal de Execução Fiscal da capital fluminense, supervisor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) e doutor em Sociologia do Direito.

Aberta ao público

A palestra é gratuita e será aberta ao público em geral, e, em especial, aos representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Grande Vitória, agentes de saúde, usuários da Seção de Atendimento dos Juizados Especiais Federais (Seajef), dentre outros.

Serviço:

Evento: “A Justiça Federal e a Cidadania” (inaugurando as comemorações pelos 50 anos da JFES)

Data: 20/09/17

Horário: 15 horas

Local: Auditório “Juiz Federal Luiz Eduardo Pimenta Pereira”, localizado na sede da Justiça Federal, na Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1877, Monte Belo, em Vitória-ES.