Conteúdo principal

JFRJ: alunos da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek participaram da quarta edição do projeto educativo da instituição

Estudantes na sala de sessões do CCJF
Alunos conhecem o CCJF
Audiência simulada realizada durante a visita
Alunos assistem a audiência simulada na JFRJ

No dia 30 de setembro, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proporcionou o novas experiências para cerca de 60 alunos da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubistchek. Os estudantes visitaram o Foro da JFRJ, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro. Recebidos pelo juiz federal Elmo Gomes de Souza, assistiram a palestras, à simulação de uma audiência judicial e participaram de uma visita guiada pelo Centro Cultural da Justiça Federal.

A atividade é fruto do projeto de educativo “Conhecendo a Seção Judiciária do Rio de Janeiro”, promovido pela instituição desde 2005. Responsável por aproximar a Justiça Federal de mais de 3.000 jovens de escolas públicas, o programa difunde conhecimentos acerca dos três poderes da República, com destaque para o funcionamento do Poder Judiciário e as questões de competência da Justiça Federal.

Teoria e prática

Para a professora Letícia Andrade, que leciona a disciplina de Direito para os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio presentes a visita, a iniciativa transforma a concepção de seus alunos sobre a Justiça. “Achei ótimo. Foi muito bom. Eles saem da visita com uma consciência maior sobre o Judiciário e visualizam com mais facilidade a divisão dos três poderes. Os alunos costumam ter dificuldade em conciliar a teoria e a prática, mas o projeto os ajuda”, afirmou.

A aluna Isabelle Silva, de 17 anos, que pretende cursar Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é fã de seriados que fazem alusão ao universo jurídico. A futura universitária garantiu que ganhou, durante a visita, uma aprendizagem não garantida pela ficção. “Não conhecia todas as informações apresentadas aqui. Vejo séries sobre o Judiciário e fico apaixonada. Eu me coloco no lugar das pessoas que estão sendo julgadas, como fiz na simulação”, comentou a estudante, que participou do Tribunal do Júri ao lado dos colegas durante a demonstração.

Assim como em todas as edições do “Conhecendo a SJRJ”, os alunos receberam um kit com um exemplar da Constituição Federal e outros materiais de apoio à atividade pedagógica. Os educadores receberam um DVD institucional. A quinta edição acontece nesta sexta, dia 7, e conta com a presença de alunos e professores da Escola Municipal República do Peru. Os estudantes serão  recebidos pelo juiz federal Osair Victor de Oliveira Júnior, que frequentou este Colégio.

As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br