Conteúdo principal

JFRJ começa em setembro mutirão de conciliação pré-processual envolvendo o Conselho Regional de Biblioteconomia

        Teve início no dia 29 de setembro, no foyer do auditório do Foro Marilena Franco da Seção Judiciária do Rio de Janeiro - SJRJ (Av. Venezuela 134 - 10º andar, centro do Rio), o 2º Mutirão de Audiências de Conciliação Pré-Processuais em processos ajuizados pelo Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região (CRB7).  
        Durante o mutirão, que acontecerá até o dia 4 de outubro, das 13h às 17h, serão realizadas centenas de audiências de conciliação conduzidas por quatro juízes federais, com a participação de oito conciliadores. No local, poderá ser feita também a atualização cadastral e a emissão de boletos para pagamento dos valores acordados. 
        A abertura dos trabalhos contou com a presença da juíza federal convocada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal Regional Federal da 2ª Região - NPSC2, Aline Miranda. Também estiveram presentes a presidente do CRB7, Lucia Alves da Silva Lino, e os procuradores do CRB7, Rodrigo Itabaiana e Aline Souza, além de advogados, servidores, estudantes e jurisdicionados.
        Na ocasião, a juíza federal Aline Miranda Araújo destacou a importância das audiências pré-processuais para reduzir o número de processos do Judiciário, ressaltando que o trabalho realizado em conjunto com os Conselhos de Classe é benéfico tanto para as entidades quanto para as partes que têm anuidades em atraso. 
        Já a presidente do CRB7, Lucia Alves da Silva Lino, afirmou que muitos profissionais procuraram o Conselho para participar do mutirão e que a prioridade será atender àqueles com parcelas em atraso nos últimos cinco anos. 
        É o caso de uma funcionária do Banco de Brasil, formada em Biblioteconomia, que filiou-se ao CRB7 durante o período em que trabalhou na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil e continuou pagando a anuidade mesmo após mudar de setor, no ano 2000. Somente nos últimos dois anos ela deixou de cumprir com esta obrigação e procurou a entidade para negociar e quitar sua dívida, além de tentar encerrar sua filiação, uma vez que atualmente  exerce somente a função de bancária.
        O mutirão conta ainda com a participação de estudantes de direito da Universidade Salgado de Oliveira, integrantes do projeto “Universo na Conciliação”, coordenado pela advogada e professora Michele da Silva Araújo. Os alunos acompanham as audiências junto aos procuradores do Conselho Regional de Biblioteconomia e têm a oportunidade de aprender sobre esse método de solução de conflitos adotado pelo Poder Judiciário. O mutirão de conciliação pré-processual é promovido pelo NPSC2, vinculado ao TRF2.

 

Via ACOI/TRF2