Conteúdo principal

JFRJ descarta mais de três mil litros de resíduos eletrônicos em 2015

A Justiça Federal do Rio de Janeiro encaminhou mais de três mil litros de materiais eletrônicos para serem descartados em segurança em 2015. O recolhimento dos resíduos é realizado gratuitamente pela Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA) em cinco pontos na capital: Foro da Av. Rio Branco, Av. Venezuela, Sede Administrativa, Arquivo Geral e Rua Equador. A coleta está regulamentada em acordo de cooperação técnica firmado em 2013.
Conforme o supervisor da Seção de Gestão Ambiental, Marcelo Abreu, após o recolhimento, a Cooperativa faz uma triagem dos eletrônicos e separa o que pode ser reaproveitado. “O que está quebrado é separado por material e vendido, gerando renda para as famílias dos cooperados”, afirma.
Entende-se por resíduo eletrônico todos os equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos, incluindo computadores, televisores, telefones móveis ou fixos, eletrodomésticos, entre outros. O sucesso da campanha, iniciada em 2010 e relançada em 2013, fez com que a SJRJ transformasse a iniciativa em programa permanente da instituição.