Conteúdo principal

JFRJ: iluminação mais eficiente e econômica no Fórum da avenida Rio Branco

Fachada do Fórum da avenida Rio Branco
A JFRJ está substituindo as lâmpadas fluorescentes do Fórum da Av. Rio Branco por modelos do tipo LED.

Atenta ao compromisso de gerenciar com eficiência os recursos públicos, a Justiça Federal do Rio de Janeiro está substituindo as lâmpadas fluorescentes do Fórum da Av. Rio Branco por modelos do tipo LED. A previsão é que as obras estejam concluídas até junho.

A proposta foi contemplada na Chamada Pública para seleção de projetos que integram o Programa de Eficiência Energética da Light.  O objetivo da iniciativa é promover a redução do consumo de energia elétrica de forma sustentável, por meio da modernização de instalações e troca de equipamentos em instituições públicas, empresas e organizações. 

Segundo o termo de cooperação firmado entre a JFRJ e a empresa, a Light fornece os equipamentos e a JFRJ entra com a mão de obra. O termo também determina que as lâmpadas fluorescentes substituídas sejam destinadas para o descarte seguro, conforme recomenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para se inscrever na Chamada Pública, a JFRJ realizou, em 2016, um Diagnóstico Energético dos prédios da Av. Rio Branco, Av. Venezuela e Sede Administrativa para avaliar o custo/benefício da substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de LED, ou seja, se o gasto com as obras seria revertido numa redução significativa do consumo de energia.