Conteúdo principal

JFRJ: juízes federais vão participar de debate em comemoração do 70º aniversário da Constituição italiana e 30º da brasileira

Na próxima segunda-feira, dia 11 de junho, às 18 horas, na sede do Consulado Italiano do Rio de Janeiro, será realizada mesa redonda sobre os 70 anos da Constituição italiana e os 30 anos da Constituição brasileira, sob a coordenação do constitucionalista e juiz federal Paulo André Bonfandini. A iniciativa é do Instituto de Cultura Italiano do Rio de Janeiro, órgão do Ministério das Relações Exteriores da Itália, com a colaboração da UERJ e UFRJ.

Sob o título “70º Aniversário da Constituição Italiana: Nas Raízes da Democracia”, o evento vai reunir especialistas que vão abordar temas relativos aos princípios inspiradores das constituições do Brasil e da Itália,  contextos históricos, divergências e semelhanças entre as cartas constitucionais de ambos os países.

Entre os palestrantes estarão as juízas federais Jane Reis, professora adjunta de Direito Constitucional da UERJ, e Isabella Ferrari, doutoranda em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e visiting researcher pela Harvard Law School.

 O jurista, desembargador e comentarista da rádio CBN, Walter Fanganiello Maierovitch, e a professora de História da América do Instituto de História da UFRJ, Lise Sedrez, também participam como palestrantes. O coordenador do evento, juiz federal Paulo André Bonfandini, vai atuar como moderador da mesa redonda.

 

Serviço

“70º Aniversário da Constituição Italiana: Nas Raízes da Democracia”

Data: 11 de junho de 2018

Horario: 18h

Local: Istituto Italiano di Cultura - Av. Presidente Antonio Carlos, 40 / 4º Andar - Centro

Ingresso: Entrada franca