Conteúdo principal

JFRJ - Programa educativo recebe estudantes do Colégio CAIC Tiradentes

O juiz federal Elmo Gomes de Souza palestra para alunos do Colégio CAIC Tiradentes, da Gamboa
O juiz federal Elmo Gomes de Souza palestra para alunos do Colégio CAIC Tiradentes, da Gamboa

A primeira edição do ano do programa educativo “Conhecendo a JRFJ” foi realizada no dia 15 de março, no auditório do Fórum da Avenida Rio Branco, e contou com a participação de alunos do Colégio CAIC Tiradentes, localizado na Gamboa. Acompanhados dos educadores, cerca de 18 alunos conheceram a estrutura do Poder Judiciário. O juiz federal Elmo Gomes de Souza, titular do 1º Juizado Especial Federal da subseção de Nova Friburgo, ministrou uma palestra e participou de uma audiência simulada. 

Palestra

Desmistificando o Judiciário e partilhando sua história de vida, o juiz federal mostrou que os caminhos para a carreira pública estão abertos a todos. Além de contar aos alunos sua trajetória até o cargo que ocupa atualmente, dr. Elmo mostrou a estrutura da SJRJ através de slides. 

Acompanhado da supervisora da Seção de Relações Públicas da JFRJ, Iris de Farias, o palestrante pode explicar suas atribuições como juiz e informar os alunos sobre o estágio supervisionado, disponível na SJRJ. “Escolha aquilo que você ama fazer!”, foi o conselho do magistrado aos alunos presentes. 

Simulação de audiência

Além da palestra, uma audiência simulada estimulou a participação dos convidados. Um caso foi apresentado e dois alunos subiram ao palco representando testemunhas de defesa e acusação. 

Edna Bezerra da Silva, de 18 anos, contou que antes do evento não sabia muito sobre a Justiça Federal. “Saio do evento mais informada! ”, afirmou. Outro colega de classe, Matheus Silva, disse que ficou nervoso em frente aos colegas de classe. “Fiquei tenso em falar sobre uma coisa séria, um crime que uma pessoa fez. Já pensou eu nessa situação? ”, disse. 

Ao final do evento dr. Elmo Gomes disse considerar o programa “Conhecendo a JFRJ” enriquecedor. “Houve uma aproximação entre a Justiça e a vivência dos alunos, isso é um ensinamento para eles e para a gente também”, disse.