Conteúdo principal

JFRJ realiza Encontro de Diretores 2016

Renato Pessanha, diretor do foro da JFRJ, abre o Encontro de Diretores 2016
Dr. Renato Pessanha, diretor do foro da JFRJ, abre o Encontro de Diretores 2016

Diretores da Seção Judiciária do Rio estão reunidos para discutir as possibilidades de melhorias em tempos de crise

Com o objetivo de mobilizar gestores-chave da instituição, a Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) deu início nesta quinta ao Encontro de Diretores de 2016. Ao todo são 93 participantes, que incluem diretores das Varas Federais, Turmas Recursais, Juizados e Administração, que irão trabalhar na elaboração e disseminação de formas de enfrentamento eficazes diante do cenário atual. O encontro tem previsão de duração de dois dias e os participantes se reúnem nos fóruns da Av. Venezuela e da Rio Branco.

Na abertura do evento, o juiz federal diretor do Foro da SJRJ, Dr. Renato Pessanha, disse que "a Justiça Federal é uma instituição formada por pessoas. Ela não sobreviverá se não tivermos a condição de oferecer o necessário aos servidores para atingirmos o principal fim da instituição: a prestação jurisdicional com eficiência e qualidade”. Dr. Renato também ressaltou que "processo não é um produto de fábrica, onde máquinas são responsáveis por uma produção industrial. Cada processo é único, que deve ser analisado com a devida especificidade por nossos servidores".

A crise na economia é um dos parâmetros a ser levados em conta no encontro e seu impacto na restrição orçamentária foi lembrado pelo diretor do Foro. “O início do ano apontava com a  triste possibilidade de paralisação de alguns serviços. O esforço de todos e a ajuda do Tribunal Regional Federal da 2ª Região conseguiram reverter a situação deficitária, não apenas mantendo esses serviços, mas garantindo sua melhoria. A crise não se restringe à Justiça, obviamente, e isso trouxe novos desafios, pois toda a administração trabalha e contrata com empresas que também sofrem com a crise. O momento de crise está exigindo muito de todos e o resultado deve permitir que o serviço seja mantido com qualidade. A Justiça Federal está tendo que se reinventar. Tenho certeza que o trabalho feito aqui nos próximos dois dias gerará muitos frutos nesse sentido", esclareceu o magistrado.

Na parte da tarde, os participantes do encontro foram divididos em 8 grupos que, separadamente, levantarão questões e assuntos da esfera pública que vão desde energia, meio ambiente e racionalização de custos, passando por material, equipamentos e infraestrutra, até gestão, comunicação e saúde. Outros grupos também trabalharão assuntos referentes a procedimentos administrativos e cartorários, jornada de trabalho etc.

Em seguida, o servidor Luiz Cassano, supervisor da Seção de Desenvolvimento, fez uma avaliação do encontro realizado em 2014, expondo os objetivos do encontro deste ano. ”A mudança de cenário por causa da crise trouxe novos desafios e a expansão de atividades foi substituída, em parte, pela necessidade de manter serviços com qualidade, como o aumento da digitalização da Justiça, esclareceu. Cassano também ressaltou o fato de que, apesar da crise, foi possível a melhoria na gestão de custos com a redução de consumo, diminuição de uso de descartáveis etc.

Finalizando a abertura do evento, a juíza federal da 5ª Vara de Execução Fiscal, Dra. Bianca Stamato, falou sobre os desafios de sua carreira como juíza federal e das dificuldades que enfrentou tanto no interior do estado quanto na capital. A juíza também lembrou sobre a importância de manter a esperança mesmo em tempos de crise e sobre a dificuldade de conciliar o crescimento e comprometimento profissional não apenas quando a dificuldade é econômica, mas também pessoal. Como exemplos notórios de otimistas, a juíza citou personalidades famosas como Gandhi e Churchill, e lembrou a famosa frase que finaliza o discurso de "sangue suor e lágrimas” do político britânico, chamando a todos para refletir sobre suas palavras: "Unamos as nossas forças e caminhemos juntos".