Conteúdo principal

Juíza federal fala sobre a carreira de magistrado a alunos de CIEP de Nova Iguaçu

A juíza federal Marcella Araujo da Nova Brandão, titular do 11º Juizado Especial Federal, falou sobre a carreira de magistrado para cerca de 30 alunos do 2º e 3º anos do ensino médio do CIEP-117 Carlos Drummond de Andrade, Brasil Estados Unidos, localizado em Nova Iguaçu, no dia 25 de julho. A palestra fez parte da programação do evento “Thinking about the future 2016: professions and science” organizado pelos estudantes do CIEP, uma das escolas integral e bilíngue da rede estadual.

Os organizadores dividiram os debatedores em mesas temáticas sobre profissões nas áreas de Ciências Naturais, Humanidades, Matemática, Medicina, Veterinária e Línguas. Em seguida, apresentaram resultados de pesquisas científicas realizadas pelos próprios alunos. A magistrada dividiu a mesa sobre Humanidades com a psicopedagoga Tatiana Oliveira, o filosófo Pedro Menezes e a interprete de Libras Taíza Baptista da Silva Garcez. A juíza Marcella Nova Brandão falou sobre preparação para o concurso, rotina de trabalho, realizações, impedimentos legais, carga horária, entre outros aspectos da carreira.

Embora organizado pelos estudantes, o evento teve a coordenação da filósofa e professora de inglês, Márcia Patrizio dos Santos, que ministra, no CIEP-117, a disciplina “Projeto de Integração Global”. Esta disciplina só é aplicada nessa escola devido ao projeto intercultural com os EUA, e inclui conhecimento sobre inter-culturalidade, formação crítica e iniciação científica em um mundo globalizado. O objetivo, de acordo com Márcia dos Santos, é ensinar os alunos “a preparar e realizar projetos diversos”. No total, o evento contou com a participação de 180 estudantes.