Conteúdo principal

Nota de pesar

Fachada do TRF2

O presidente do Tribunal Regional Federal – 2ª Região, desembargador federal André Fontes, comunica, com pesar, o falecimento da juíza federal Maria Teresa Cárcomo Lobo.

Em nome dos magistrados e servidores da Corte e das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o presidente André Fontes expressa sua solidariedade com os sentimentos da família e dos amigos eminente juíza.

Maria Teresa de Almeida Rosa Cárcomo Lobo

Diretora do Fórum da Seção Judiciária do Rio de Janeiro no biênio 1993/1994, implantou a estrutura institucional da Direção do Fórum. Nascida em Angola, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde concluiu também o Mestrado em Direito.Em Portugal, foi a primeira mulher a integrar o Governo, como subsecretária de Estado de Saúde e de Assistência; foi condecorada pelo Chefe de Estado com a Grande Oficialato da Ordem de Cristo.

Foi deputada à Assembleia Nacional, integrando o Conselho da Presidência da Assembleia, como presidente da Comissão de Saúde e Assistência. Radicou-se no Brasil em 1974. Ingressou na magistratura federal em 1988, assumindo depois a titularidade da 28ª Vara Federal, onde permaneceu até sua aposentadoria, em fevereiro de 1999. Agraciada com o Colar de Honra do Mérito Judiciário pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, atuou como advogada e consultora jurídica em matéria internacional, destacou-se como colaboradora no “Jornal do Commercio”, assinando a coluna Globalização e Integração. Autora dos livros “Ordenamento Jurídico Comunitário” e “Manual de Direito Comunitário”, foi assessora especial da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região.

O sepultamento ocorrerá neste domingo, 09/12, na Capela 2 do Memorial do Carmo, na rua Monsenhor Manuel Gomes, 287 - Caju, Rio de Janeiro das 9 às 12h