Conteúdo principal

Presidente do TRF2 e Diretor de Foro da SJRJ visitam o Arquivo Geral, em São Cristóvão

Osair Victor de Oliveira Junior e André Fontes visitam Arquivo Geral da SJRJ
Osair Victor de Oliveira Junior e André Fontes visitam Arquivo Geral da SJRJ

Nesta quarta-feira, 10 de janeiro, o presidente do Tribunal, desembargador federal André Fontes, e o diretor de Foro, juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, visitaram o Arquivo Geral da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Os magistrados conheceram as instalações, os arquivos deslizantes e os processos históricos da Justiça Federal do Rio de Janeiro.  Também participaram da visita a Diretora da Secretaria Geral/SJRJ, Luciene Dau Miguel, e equipes da Subsecretaria de Infraestrutura e da Subsecretaria de Informação e Documentação da Seção Judiciária.

O Arquivo Geral da Seção Judiciária do Rio de Janeiro funciona em um antigo prédio da década de 1920, no bairro de São Cristóvão, originalmente construído para abrigar uma fábrica de perfumes e adquirido por meio de cessão no final da década de 1960. O prédio é divido em dez salões e possui 9.175 m², utilizados para o armazenamento do acervo, com capacidade total para 44 km lineares de documentos.

O acervo, especializado na área judiciária, é composto de processos judiciais, de competência federal, e por documentos administrativos, em geral, produzidos pela Seção Judiciária do Rio de Janeiro. O acervo permanente identificado até o momento engloba cerca de 85.700 volumes de processos e os documentos mais antigos já catalogados datam do ano de 1866.

Na página da Seção Judiciária está disponível um histórico contendo informações legislativas sobre a criação, competência e organização da Justiça Federal.

Fonte: TRF2