Conteúdo principal

Programa de visitação escolar da JFRJ recebe alunos e educadores do Colégio Pedro II e da FAETEC de Nova Iguaçu

Em edição de 2016 do conhecendo alunos assistem à palestra do juiz federal Elmo Gomes de Souza
Em edição de 2016 do conhecendo, alunos assistem à palestra do juiz federal Elmo Gomes de Souza

Cerca de 90 alunos e educadores do Colégio Pedro II (Tijuca) e da Escola Técnica Estadual João Luiz Nascimento/ FAETEC (Nova Iguaçu) visitarão a Seção Judiciária do Rio de Janeiro nesta quinta, 8 de junho’. Trata-se de mais uma edição do projeto “Conhecendo a SJRJ”, promovido pela Seção de Relações Públicas. Guiado pelo juiz Elmo Gomes de Souza, o grupo poderá conhecer de perto um pouco mais sobre as atribuições e o funcionamento da Justiça Federal. O início do evento está marcado para as 13h30 no auditório do Foro da Avenida Rio Branco, 243.

O projeto

O programa de visitação "Conhecendo a SJRJ", destinado, prioritariamente, a estudantes e educadores do ensino médio de escolas públicas, foi instituído em 2005. Ao longo de dez anos recebeu mais de 3.000 alunos, além dos professores que acompanham os grupos.

Em todas as edições, os estudantes acompanham uma audiência simulada, conversam com magistrados e participam de palestras sobre cidadania e o papel dos Poderes da República, com destaque para a estrutura do Poder Judiciário. No final da visita, os participantes fazem uma visita guiada ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Todos os alunos recebem um kit com um exemplar da Constituição Federal e outros materiais de apoio à atividade pedagógica. Os educadores recebem um DVD institucional.

As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br