Conteúdo principal

Programa educativo da JFRJ tem a participação de juízes federais

A nova diretora do Foro, juíza federal Helena Elias, fala aos alunos no programa "Conhecendo a SJRJ"
A nova diretora do Foro, juíza federal Helena Elias, fala aos alunos no programa "Conhecendo a SJRJ"
Alunos assistem à simulação de uma audiência judicial
Alunos assistem à simulação de uma audiência judicial

No dia 08 de junho, alunos e educadores do Colégio Pedro II (Tijuca) e da Escola Técnica Estadual João Luiz Nascimento (Nova Iguaçu) fizeram parte de mais uma edição do programa “Conhecendo a SJRJ”. Com a participação da nova diretora do Foro, a juíza federal Helena Elias, e dos juízes federais Vladimir Vitovsky e Elmo Gomes de Souza, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma parte da justiça federal do Rio de Janeiro, assistiram a palestras sobre o funcionamento da JFRJ e do Poder Judiciário, participaram da simulação de uma audiência judicial e visitaram o Centro Cultural Justiça Federal.

Os magistrados dividiram com os estudantes uma série de experiências relacionadas à carreira e aos caminhos percorridos até a conquista das posições que ocupam. A juíza Helena Elias contou aos jovens que antes da magistratura, assim como eles, foi aluna de uma instituição pública de ensino. “É nosso desejo que vocês levem as reflexões daqui para suas casas e escolas”, destacou a diretora do Foro.

Justiça Federal irá até as escolas

A partir do segundo semestre de 2017, o “Conhecendo a SJRJ” passará a contar com um segundo momento entre a Justiça Federal e as escolas: servidores e juízes federais irão até as instituições para complementar informações e aprofundar conhecimentos sobre temas relevantes como a Previdência Social e direitos correlatos.

As comunidades acadêmicas do Colégio Pedro II e da Escola Técnica Estadual João Luiz Nascimento serão as primeiras contempladas pela novidade, prevista para começar em agosto. “O projeto é sempre muito pedagógico. É uma grande troca de informações e ao realizar isso na escola, a Justiça Federal vai poder falar para um número ainda maior de alunos”, comemorou o professor César Fernandes da Silva, do Colégio Pedro II.

O programa educativo da JFRJ existe há 12 anos e é responsável por aproximar a Justiça Federal de mais de 3.000 jovens de escolas públicas. As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br.