Conteúdo principal

Sessão Solene abre as comemorações do Jubileu de Ouro da JFRJ

Mesa de abertura da solenidade comemorativa do Jubileu de Ouro da JFRJ
A diretora do Foro, juíza federal Helena Elias, a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes e o ministro aposentado do STF, Carlos Velloso
Ministra Laurita Vaz entrega a placa comemorativa ao ministro Carlos Velloso
Ministra Laurita Vaz entrega a placa comemorativa ao ministro Carlos Velloso
A diretora do Foro entrega a placa comemorativa ao desembargador federal Theophilo Antônio Miguel
A diretora do Foro entrega a placa comemorativa ao desembargador federal Theophilo Antônio Miguel
Dr. André Fontes entrega a placa comemorativa do Jubileu à juíza federal aposentada Neusa Dantas da Silva
Dr. André Fontes entrega a placa comemorativa do Jubileu à juíza federal aposentada Neusa Dantas da Silva

A Justiça Federal do Rio de Janeiro completou 50 anos de sua reinstalação em 02 de outubro de 2017. Em comemoração ao Jubileu de Ouro foi realizada uma Sessão Solene, no dia 23 de outubro, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). Ministros, desembargadores, juízes e servidores compareceram à solenidade. A programação incluiu discursos de autoridades e entrega de placas a magistrados homenageados.

A cerimônia foi presidida pelo presidente do TRF da 2ª Região, desembargador federal André Fontes. O magistrado dividiu a mesa com a presidente do STJ, Laurita Vaz, o ministro aposentado do STF, Carlos Velloso, e a diretora do Foro da JFRJ, Helena Elias Pinto.

Em discurso, a ministra Laurita Vaz destacou o grande significado da cerimonia para a JFRJ. A ministra também ressaltou o papel que a Justiça Federal assumiu no combate à corrupção e à improbidade administrativa.

O ministro Carlos Velloso lembrou as dificuldades enfrentadas pelos juízes no início das atividades da Justiça Federal e o orgulho que sente do passado. “Testemunhamos o crescimento do judiciário brasileiro e da justiça de primeiro grau. Nós, juízes federais, participamos desse processo e temos motivos para nos orgulhar”, declarou.

A Diretora da SJRJ, juíza federal Helena Elias Pinto, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos magistrados que atuaram nas primeiras décadas da instituição. “É preciso que a nova geração de juízes conheça os desafios enfrentados pelos mais antigos. Afinal, eles ajudaram a construir a história da instituição”, afirmou.

 

Autoridades

Compareceram à solenidade, dentre outros, o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins; o presidente da AJUFE, juiz federal Roberto Carvalho Veloso; o presidente da AJUFERJES, juiz Fabrício Fernandes de Castro; o representante da OAB/RJ, advogado Antônio HilárioiHilário e o vice-presidente do IAB, advogado Sérgio Tostes. Também estiveram presentes os presidentes dos tribunais regionais federais, os desembargadores Hilton José Gomes de Queiros (TRF1) e Cecília Marcondes (TRF3), a diretora do Foro da SJES, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik. Além do superintendente regional Caixa Econômica Federal Arnaldo Barcelos Neto e o gerente geral Sebastião de Souza Padilha.

 

Homenagens

Durante a cerimônia foram homenageados pela JFRJ os ministros Carlos Velloso e Assusete Dumont Magalhaes (STJ). O ministro Velloso foi membro do extinto Tribunal Federal de Recursos, órgão que participou da reinstalação da Justiça Federal do Rio de Janeiro. A Ministra Assusete exerceu a titularidade da 18ª Vara da JFRJ, entre 1984 e 1985.

Também receberam a placa comemorativa do jubileu de ouro da JFRJ os magistrados federais que tomaram posse entre 2 de outubro de 1967 e 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a atual Constituição. Entre os homenageados estavam os desembargadores Nizete Lobato e Theophilo Antônio Miguel, vários desembargadores aposentados, a juíza federal aposentada Neusa Dantas da Silva e o juiz federal aposentado Bento da Costa Fontoura.