Conteúdo principal

Subseção Judiciária de Resende/RJ passa a funcionar em sede própria

A partir da esquerda: Paulo Pereira, André Fontes, Sergio Feltrin, Leonardo Morais e Osair Victor
A partir da esquerda: Paulo Pereira, André Fontes, Sergio Feltrin, Leonardo Morais e Osair Victor

Na última quarta-feira, 20 de dezembro, foi assinado o termo de afetação do imóvel onde funciona a Justiça Federal de Resende/RJ. A aquisição definitiva do edifício foi formalizada pelo superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro, Leonardo da Silva Morais. Em seguida, o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, assinou o ato de entrega provisória do imóvel à Justiça Federal.

Estiveram presentes à cerimônia, além do desembargador federal André Fontes e do superintendente do Patrimônio da União Leonardo da Silva Morais, o desembargador aposentado do TRF2 Sergio Feltrin Corrêa, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, o diretor da Subseção de Resende, juiz federal Paulo Pereira Leite Filho, o juiz federal Roberto Schuman, a diretora da Secretaria Geral da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), Luciane Miguel, e servidores da Justiça Federal.

Durante o evento, André Fontes afirmou que a Subseção Judiciária de Resende “por suas características e eficiência, é o grande modelo de interiorização da Justiça Federal no Rio de Janeiro”. Osair Victor, por sua vez, ressaltou que sua atuação se espelha na filosofia do presidente do TRF2, que prioriza, acima de tudo, “as pessoas, as condições de trabalho e de atendimento ao jurisdicionado, a fim de trazer a Justiça cada vez mais perto do cidadão”.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro funciona na capital e em outras 19 localidades do interior. A Subseção de Resende ocupa um imóvel de 760m², localizado na Rua Maria Ferreira da Rocha, 1235, bairro Comercial. No local funcionam a 1ª Vara Federal e o 1º Juizado Especial Federal, além da área administrativa. O prédio, que era alugado desde 2010, passou por obras de ajuste e adaptação, e segue padrões modernos de acessibilidade.

A instalação da sede marcou a consolidação do Planejamento Estratégico da 2ª Região, alinhado ao planejamento do Conselho da Justiça Federal (CJF), que previa, entre outras políticas, interiorizar a Justiça Federal, proporcionando mais conforto à população, advogados e servidores. A jurisdição de Resende se estende aos municípios de Itatiaia, Porto Real e Quatis.