Conteúdo principal

Nova versão do AJG solicita dados profissionais para atender ao eSocial

Atualizado em: 
03/06/2022

Recentemente, entrou em produção uma versão do AJG que solicita novos dados dos profissionais para atender a exigências do eSocial. Esses campos estão sendo exigidos no próximo login do profissional no sistema. Antes de informá-los, o profissional não consegue executar a maioria das operações no site.

Com o eSocial, surgiu a necessidade de se fazer a qualificação cadastral dos profissionais, que consiste na verificação de seus dados com a base da Receita Federal e o Cadastro Nacional de Informação Social. Um profissional pode estar em uma de três situações possíveis: NÃO AVALIADO, DEVIDAMENTE QUALIFICADO ou NÃO QUALIFICADO. A partir de 2019, será obrigatório estar qualificado para que seja possível enviar os dados ao eSocial. Provavelmente um profissional não qualificado não poderá receber pagamento.

Saiba mais sobre o eSocial
De acordo com o site do programa (portal.esocial.gov.br), o eSocial "é um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores". Por esse sistema, o Governo será comunicado, de forma unificada, das informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, etc.