Conteúdo principal

JFRJ lamenta a morte do ministro aposentado do STJ Carlos Augusto Thibau Guimarães, ex-diretor do Foro da SJRJ

 

A Justiça Federal do Rio de Janeiro informa, com pesar, o falecimento do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Carlos Augusto Thibau Guimarães, ex-diretor do Foro da SJRJ, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, dia 03/5, em Brasília.

Carlos Thibau foi empossado ministro no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR) em 10 de junho de 1983 e se aposentou no STJ em 25 de maio de 1992. Nascido no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1940, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara em 1963.

Foi juiz federal no então território federal de Roraima, tendo instalado a seção judiciária local. Atuou como juiz na 5ª Vara Federal e, em 1971, instalou a 6ª Vara Federal da Guanabara, tendo sido titular da mesma até sua nomeação como ministro do TFR, em 1983. Entre 1974 e 1975, exerceu a função de diretor do Foro da SJRJ.

No TFR, integrou a Primeira Turma e a Primeira Seção. Também foi membro da Comissão de Obras e Instalações, incumbida de apresentar estudos e sugestões para a implantação do STJ e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), que sucederam o TFR após a Constituição de 1988. Presidiu a Comissão Especial de Obras, que coordenou as atividades necessárias à edificação da atual sede do STJ.

A Justiça Federal do RJ presta homenagem ao ilustre magistrado e se solidariza com seus amigos e familiares.

• Com informações do STJ