Conteúdo principal

Alunos do colégio Pedro II participam de audiências on-line no Juizado Especial Federal de Nova Friburgo

Imagem de um computador e de uma caneta verde, sobre um caderno branco, com o título, em letras brancasAlunos do colégio Pedro II participam de audiências on-line no Juizado Especial Federal de Nova Friburgo""
Alunos do colégio Pedro II participam de audiências on-line no Juizado Especial Federal de Nova Friburgo

A Justiça Federal em Nova Friburgo recebeu, ao longo do mês de outubro, estudantes do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, para audiências cíveis on-line, conduzidas pelo juiz federal Elmo Gomes de Souza, titular do Juizado Especial Federal na cidade.

A iniciativa do magistrado surgiu da sua participação em várias edições do programa de visitação escolar da Justiça Federal do Rio de Janeiro, o "Conhecendo a SJRJ. O programa foi instituído em 2007, e é destinado a estudantes do nível médio de colégios públicos, que têm a chance de conhecer o funcionamento do Judiciário a partir de palestras com magistrados e simulações de audiência.

Durante o “Conhecendo a SJRJ", os estudantes são apresentados à estrutura e ao funcionamento da Justiça Federal, conversam com os juízes participantes sobre questões ligadas à cidadania e assistem a uma audiência simulada.

“Sempre houve um anseio dos próprios alunos de assistir a audiências reais, comandadas pelos juízes e com a presença de advogados, procuradores, partes e testemunhas. Pela primeira vez, aqueles que participaram do programa puderam ter a experiência de acompanhar, pela plataforma Zoom, audiências reais”, explicou o juiz federal Elmo de Souza.

O interesse e a quantidade de perguntas feitas pelos alunos surpreenderam o magistrado. "As audiências transcorreram normalmente, mas eu não esperava tantas perguntas feitas por eles durante os intervalos. Isso prova que o Direito está presente na vida de todos e que os estudantes estavam muito atentos ao que era discutido no processo. Uma verdadeira demonstração de cidadania, foco e responsabilidade por parte deles. Além disso, todos se comportaram de forma exemplar", afirmou.

A estudante Lília Gonçalves, que faz parte do Projeto de Ensino para Jovens e Adultos do colégio Pedro II (Proeja), disse que gostou muito de conhecer melhor o funcionamento de uma audiência. “Achei tudo bem interessante e o que me chamou a atenção foi a formalidade utilizada. Além disso, dr. Elmo foi muito atencioso e tirou todas as nossas dúvidas”, disse.

A aluna Andrea Maria de Souza também se mostrou muito feliz com a experiência. “Foi muito interessante, mesmo para quem não é da área jurídica. O juiz falou sobre temas importantes e foi uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos “, falou.

Originalmente realizado nas dependências do Fórum da Av. Rio Branco e do Centro Cultural Justiça Federal, o “Conhecendo” passou por ajustes durante a pandemia. Na versão on-line, as apresentações ganharam um novo formato, com utilização de fotos, slides explicativos e realização de enquetes.

O “Conhecendo a SJRJ” é realizado pela Seção de Relações Públicas da JFRJ. As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br.