Conteúdo principal

CJF aprova alterações no Plano Estratégico de Gestão de Pessoas para o período de 2021 a 2026

Imagem da reunião do Conselho, pessoas sentadas, com computadores. Abaixo, a seguinte legenda, em letras brancas: "CJF aprova alterações no Plano Estratégico de Gestão de Pessoas para o período de 2021 a 2026"
CJF aprova alterações no Plano Estratégico de Gestão de Pessoas para o período de 2021 a 2026

O Pleno do Conselho reuniu-se nesta segunda-feira (13), na sede do TRF3, em São Paulo

O Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou, durante a sessão de julgamento desta segunda-feira (13), a Resolução CJF n. 819/2023 que dispõe sobre o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas da Justiça Federal (PEGP) para o período de 2021 a 2026, revogando a Resolução CJF n. 750/2022. A primeira sessão do ano foi realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo (SP). Essa também foi a primeira sessão do CJF transmitida com a tradução simultânea de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).  

A relatora do procedimento normativo e presidente do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura, ressaltou em voto que o PEGP foi elaborado de forma colaborativa pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por integrantes das Secretarias de Estratégia e Governança (SEG) e de Gestão de Pessoas (SGP) do Órgão, bem como por representantes das unidades de Gestão de Pessoas dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).  

O Plano Estratégico resume os principais desafios da Justiça Federal na matéria. O GT utilizou metodologia de “Painel de Contribuição” para o desdobramento dos macrodesafios estabelecidos para o Poder Judiciário e para a Justiça Federal em objetivos estratégicos, indicadores e metas para as áreas de Gestão de Pessoas. O trabalho foi desenvolvido de acordo com as seguintes etapas: 

  • definição do referencial estratégico – análise de ambiente, missão, visão e valores da área de Gestão de Pessoas da Justiça Federal; 

  • desdobramento em objetivos de contribuição a partir do alinhamento com o objetivo estratégico, alvo da gestão de pessoas na estratégia da Justiça Federal – aperfeiçoamento da gestão de pessoas; 

  • definição de indicadores de desempenho. 

O GT fez ainda uma análise de cenário utilizando pesquisa com ampla participação das unidades de Gestão de Pessoas da Justiça Federal, a fim de obter um diagnóstico que orientasse o posicionamento estratégico para formulação de objetivos, indicadores e metas. Constaram da pesquisa os temas: relacionamento com os clientes; ambientes interno e externo; visão de futuro; e iniciativas e valores.  

Processo n. 0000664-49.2021.4.90.8000 

 

Fonte: CJF