Conteúdo principal

Comunicado de falecimento do juiz federal Luis Eduardo Bianchi Cerqueira

close do rosto da estatua da justiça

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) comunica, com profundo pesar, o falecimento do juiz federal Luis Eduardo Bianchi Cerqueira, na manhã de quinta-feira, 29 de agosto. O magistrado era Juiz Titular integrante da 8ª Turma Recursal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Em nome da Justiça Federal de primeiro e segundo graus da 2ª Região, o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, solidariza-se com a dor da família e dos amigos do já saudoso magistrado e comunica que o sepultamento será hoje, 30/8, no Cemitério do Pechincha, às 16h30. O velório será realizado na capela A, a partir das 14h30.

O carioca Bianchi Cerqueira, que completaria 57 anos em outubro, se formou em Direito na Universidade Cândido Mendes em 1992. Pela mesma instituição, concluiu o curso de Economia, seis anos depois. Em 1993, se tornou Procurador da Fazenda Nacional, onde permaneceu até 2001. Juiz federal a partir daí, foi titular do 1° Juizado Especial Federal de Resende, no Rio de Janeiro. Em 2006, se tornou mestre em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2007, publicou o livro “Ordem Jurídica Internacional & Internacionalização do Capital”, onde dá enfoque ao Estado e ao fenômeno da soberania. Além disso, discute as mudanças ocorridas a partir da década de 1970 na forma de produzir, quando se estabelece uma relação de causalidade entre os fatores econômicos e os jurídicos.

Bianchi Cerqueira também se interessava sobre temas nas áreas de extradição, propriedade de marcas e patentes e Direitos Humanos, tendo colaborado com vários artigos em revistas especializadas.

Fonte: TRF2