Conteúdo principal

Corregedora regional da 2ª Região participa de encontro com juízes de primeiro grau da JFRJ​

mulher branca ao lado de dois homens brancos vestindo terno
Dra. Letícia de Santis Mendes de Farias Mello ao lado do presidente do TRF2, dr. Guilherme Calmon, e do diretor do Foro da SJRJ, dr. Eduardo André Fernandes
dois homens brancos de terno ao lado de duas mulheres, uma negra e uma branca
Drº Silvio Wanderley do Nascimento Lima, drª Adriana Cruz, drª Letícia de Santis Mendes de Farias Mello e drº Alfredo Jara Moura

A corregedora regional da 2ª Região, desembargadora federal Letícia de Santis Mendes de Farias Mello, se reuniu, na terça-feira, 16 de maio, com magistrados de primeiro grau responsáveis por matérias cível e previdenciária. O encontro, que aconteceu no Fórum da Av. Rio Branco, teve como objetivo alinhar o trabalho da nova gestão com a rotina das unidades judiciárias. Na quinta-feira, 18 de maio, foi a vez da magistrada se reunir, no Fórum da Av. Venezuela, com juízes dos juizados especiais, turmas recursais, das áreas de execução fiscal e criminal. O presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Eduardo André Fernandes, também participaram do primeiro encontro. Já o vice-diretor do Foro SJRJ, dr. Silvio Wanderley do Nascimento Lima, esteve presente ao segundo evento.

De acordo com dr. Guilherme Calmon, “a iniciativa pretende mostrar as diretrizes, atividades e assuntos que a Corregedoria vai desenvolver no biênio 2023/2025, sendo que a nossa ideia é promover uma jurisdição com cada vez mais qualidade e agilidade”.

Segundo dr. Eduardo André, “é muito importante a preocupação da corregedora com a transparência nessa primeira reunião com os juízes de primeiro grau para tratar de vários assuntos nesse período pós-pandemia”.

Na opinião do dr. Silvio Wanderley do Nascimento Lima, "é sempre muito interessante qualquer tipo de medida que promova a integração do Tribunal com a primeira instância. Acho extremamente relevante observar que todos nós compomos o Tribunal. Esse tipo de iniciativa reforça esses laços e tende a gerar bons frutos para os magistrados de primeiro grau e também para o desempenho da Corregedoria".

A desembargadora Letícia Mello destacou que pretende promover uma gestão dialógica com os juízes de primeiro grau. A corregedora afirmou, também, que estão sendo estudadas questões que impactam a rotina das unidades judiciárias. “A análise da Corregedoria vai além dos números para que seja possível entender o que qualitativamente impacta no dia a dia das varas. E somente é possível entender esse cenário por meio do diálogo".

Drª Letícia Mello falou, ainda, sobre a importância dos dois encontros para o trabalho da Corregedoria. "Estou muito grata pela realização dessas reuniões, fiquei muito revigorada e animada com a participação dos colegas que trouxeram sugestões importantes para o nosso trabalho. Foi uma colaboração que nos permitiu observar, por exemplo, algumas dificuldades que os magistrados têm enfrentado. O objetivo dessa iniciativa era estabelecer uma prática dialógica e isso foi cumprido. Estamos com as portas abertas para continuar recebendo as sugestões dos colegas, isso já tem acontecido e muitas vezes conseguimos implementar o que nos foi pedido com certa rapidez. A Justiça Federal da 2ª Região tem um grande reconhecimento da população em relação à qualidade da prestação jurisdicional e à capacidade de lidarmos com demandas volumosas”, afirmou.

A desembargadora também disse “ser de extrema importância conhecer as boas práticas de alguns magistrados para lidar com a escassez de recursos que vivenciamos no dia a dia. Dividir essas experiências fará com que possamos servir ao jurisdicionado com uma qualidade cada vez maior".