Conteúdo principal

Evite erros de pagamento – Consulte todas as informações no site antes de efetuar o recolhimento das Custas Judiciais

Imagem de uma pessoa, segurando uma caneta e manipulando um calculadora. Abaixo, o seguinte título, em letras brancas: "Evite erros de pagamento – Consulte todas as informações no site antes de efetuar o recolhimento das Custas Judiciais"."
Evite erros de pagamento – Consulte todas as informações no site antes de efetuar o recolhimento das Custas Judiciais

A área da Justiça Federal do Rio de Janeiro responsável por analisar e ressarcir as custas processuais recolhidas indevidamente tem registrado um aumento de ocorrências. Apesar do número elevado, na maioria da vezes, os erros são simples e evitáveis.

Dentre as situações verificadas, é comum o usuário, equivocadamente, efetuar o pagamento do valor das custas judiciais no Banco do Brasil, em vez de na Caixa Econômica Federal (CEF). Outro erro muito frequente é o pagamento dos honorários periciais, que deve ser efetuado mediante depósito judicial em conta vinculada ao Juízo junto à CEF, e NÃO mediante recolhimento de Guia de Recolhimento da União.

Para não cometer equívocos de pagamento, é muito importante ler com atenção todas as instruções que constam no site, em CUSTAS.  As orientações são detalhadas e vão desde como preencher a GRU – Guia de Recolhimento da União – até um passo a passo sobre o cálculo dos valores a recolher.    Nesta área do site, há também uma seção sobre as DÚVIDAS FREQUENTES  que foi atualizada recentemente, onde explica, mediante perguntas e respostas, as hipóteses em que o pagamento NÃO deve ser efetuado mediante recolhimento de Guia de Recolhimento da União (GRU), mas sim por meio de depósito judicial, dentre outras hipóteses.

 É imprescindível ler tudo com atenção e só então fazer o recolhimento com segurança. 

A informações são abrangentes, mas se ainda assim persistirem dúvidas, ligue para o serviço de Teleatendimento da JFRJ, no telefone (21) 3512-0232 – opção 2. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.  

EVITE ERRO DE PAGAMENTO CLIQUE AQUI (Perguntas e Respostas)