Conteúdo principal

Programa de visitação escolar “Conhecendo a SJRJ” volta ao modelo presencial e recebe alunos do Colégio Estadual Cora Coralina

Juiz federal de pé, falando a um grupo de estudantes sentados. Abaixo, o seguinte título em letras brancas: "Programa de visitação escolar “Conhecendo a SJRJ” volta ao modelo presencial e recebe alunos do Colégio Estadual Cora Coralina "
Programa de visitação escolar “Conhecendo a SJRJ” volta ao modelo presencial e recebe alunos do Colégio Estadual Cora Coralina

Depois de mais de dois anos, o programa “Conhecendo a SJRJ”, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, voltou a receber presencialmente estudantes. Desta vez, foram os alunos do Colégio Estadual Cora Coralina, de Campo Grande, que ocuparam o auditório do Fórum da Justiça Federal na Avenida Rio Branco, na tarde do dia 03 de maio. Esta foi a primeira edição do encontro após o período de distanciamento social imposto pela pandemia.  O programa “Conhecendo a JFRJ” destina-se, preferencialmente, a estudantes do ensino médio da rede pública.

Ao longo da pandemia, o programa precisou ser adaptado, com sucesso, para a versão on-line. O formato virtual não prejudicou o conteúdo transmitido, mas não substituiu a dinâmica da troca de informações e de conhecimento entre os participantes, nem a oportunidade de os alunos conhecerem pessoalmente algumas instalações da Justiça Federal e do Centro Cultural - CCJF.

Dinâmica do encontro

Os estudantes foram recebidos pela equipe de Relações Públicas da Seção Judiciária. A coordenadora do Núcleo de Comunicação Social, Iris de Faria, deu as boas-vindas aos alunos e às educadoras que acompanhavam o grupo, e em seguida fez uma exposição sobre a estrutura geral do Poder Judiciário.

 As competências da Justiça Federal foram exemplificadas, de modo que os estudantes pudessem fazer uma correlação entre as atribuições dos juízes federais e as demandas do cotidiano.  Durante esta etapa, o grupo foi apresentado ao juiz federal Elmo Gomes de Souza, do 1º Juizado Especial Federal de Nova Friburgo, e um importante parceiro do programa desde a sua criação, em 2007.

A segunda parte do evento consistiu em uma audiência simulada, quando os alunos foram chamados a participar ativamente das etapas de um julgamento, sob a condução do magistrado.  Finalizando a tarde, o grupo conheceu o Centro Cultural Justiça Federal, onde realizaram uma visita orientada à Sala de Sessões, conduzida pelo servidor do CCJF, Wanderley Lengruber. 

Oportunidade ímpar

A visita à Justiça Federal ocorre em um momento em que os estudantes se preparam para as provas de acesso ao ensino superior.   Para alguns deles, com particular interesse pela área do Direito, o encontro tem um valor especial.

João Vyctor dos Santos Borges, de 17 anos, pretende ser advogado. “Conhecer a SJRJ foi uma experiência incrível, despertou o interesse em conhecer melhor o ramo do Direito. Gostei de participar de um “semijúri”. Foi bastante interessante conversar com o Juiz, que tirou nossas dúvidas. Amei muito conhecer o Centro Cultural da Justiça Federal. Foi tudo maravilhoso!”, declarou.

Andreza da Silva Monteiro, de 16 anos, também gostou da experiência. “Meu sonho já era seguir a profissão do Direito. Quando entrei lá, ouvi o juiz falar sobre a profissão, vi como era uma audiência e só me encantei mais! Gostei muito da história do Centro Cultural Justiça Federal, achei lindo, amei a visita”, disse.

A educadora Cristiane Brandão, responsável pelo grupo de alunos, falou sobre a importância do Programa:

“Participar do Programa Conhecendo a SJRJ é sempre muito gratificante para mim, que sou uma professora fruto da escola pública (municipal, estadual e federal), e principalmente pela oportunidade ímpar de poder proporcionar aos meus estudantes, com maioria oriunda de comunidade, conhecer e vivenciar, na prática, a importância do Poder Judiciário, em especial da Justiça Federal, na sociedade brasileira.

Muito se fala de justiça social em sala de aula, por exemplo, mas entender um pouquinho mais de múltiplas questões que estão envolvidas nessa esfera, através de uma audiência simulada, é muito enriquecedor, sobretudo, porque o Programa foi pensado justamente para dar vez e voz ao educando, como um sujeito protagonista nesse processo, no qual ele tem não apenas o poder de participar de uma decisão mas, também, de refletir sobre os juízos de valores presentes e porque tomou tal decisão ao invés de outra, contribuindo para desconstruir preconceitos tão arraigados em nosso imaginário social.

Todo o roteiro pré-estabelecido, o bate-papo com um juiz, as discussões, o privilégio de conhecer parte da história do Brasil, in loco, resulta em uma verdadeira “aula multidisciplinar”. Tudo isso revela que parcerias como essa são sempre muito importantes para se repensar o processo de ensino-aprendizagem que jamais deve se limitar ao espaço escolar.

Que venham outras edições do Programa Conhecendo a SJRJ, possibilitando essa experiência fantástica a novos sujeitos, como um espaço democrático de se debater e refletir sobre a importância de uma cidadania plena, visando sempre a justiça e a equidade social”, concluiu a professora.

O Programa “Conhecendo a SJRJ” é permanente.  As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Seção de Relações Públicas da Justiça Federal do Rio de Janeiro, pelo e-mail relacoespublicas@jfrj.jus.br ou pelo telefone 3218-9736.

 

*Video produzido pela Novatv Friburgo