Conteúdo principal

Projeto da Justiça Federal do RJ é tema da programação do evento “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”

imagem de uma mão tocando em um smartfone, apoiado na frente de um notebok. a imagem está esverdeada e sobre ela, ao centro letras brancas
programação do evento

O projeto “Citação Inclusiva”, desenvolvido pela 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro, sob a titularidade da juíza federal Geraldine Pinto Vital de Castro, será uma das iniciativas apresentadas na 9ª edição do evento “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”. A exposição, organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será realizada no dia 28 de fevereiro, das 16 às 18 horas, pela plataforma Cisco Webex, e terá transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

Dirigida a magistrados e servidores do Poder Judiciário, a atividade está com inscrições abertas pelo link https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-9a-edicao-disseminando-boas-praticas-do-poder-judiciario-acesso-a-justica.

A abertura do evento ficará a cargo do juiz federal auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio Cesar dos Santos Oliveira. A também juíza federal auxiliar da Presidência, Helena Campos Refosco, será a moderadora.

O projeto “Citação Inclusiva” é fruto dos debates e estudos promovidos pela 27ª Vara Federal por via do seu laboratório de inovação. O objetivo é facilitar a compreensão do conteúdo jurídico dos despachos e decisões pelas partes,em especial aquelas que não contam com assistência de advogado.

Para isso, são usados os recursos tecnológicos Legal Design e Visual Law que, que combinam elementos visuais e textuais, apresentando conteúdos jurídicos de forma objetiva e com linguagem simplificada.

O projeto “Citação Inclusiva” se afina com a Resolução nº 347/2020 do CNJ, que dispõe sobre a necessidade de elaboração do Plano Estratégico de Comunicação por parte dos órgãos do Poder Judiciário, com o objetivo de ampliar a acessibilidade das informações processuais.

Confira ao lado a programação completa do “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”.