Conteúdo principal

Projeto “Vara Integrada ao Cidadão” da 27ª VF é um dos vencedores do “Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal”

Imagem de computador e de pessoas trabalhando com itens ligados à sutentabilidade. "Abaixo, o seguinte título em letras brancas: "Projeto “Vara Integrada ao Cidadão” da 27ª VF é um dos vencedores do “Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal”
Projeto “Vara Integrada ao Cidadão” da 27ª VF é um dos vencedores do “Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal”

Durante a abertura do “I Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça Federal”, em abril deste ano, o presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, mencionou a relevância da gestão ambiental como fator fundamental para o progresso institucional e do próprio Poder Judiciário. E afirmou: "Concebemos um evento direcionado para a solução das demandas e das necessidades institucionais, visando à construção conjunta de mecanismos para o desenvolvimento sustentável da Justiça”.

 

Na sequência, o magistrado anunciou os vencedores do “Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal”, indicando a 27ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro como uma das unidades da Justiça Federal contempladas. A premiação tem como objetivo identificar e disseminar práticas bem-sucedidas de sustentabilidade da Justiça Federal que contribuam para o aumento da efetividade de aplicação dos recursos públicos, além de garantir ao cidadão direitos legalmente constituídos e reduzir o impacto do aumento da produção e do consumo sobre o meio ambiente.

 

Informações mais acessíveis

 

Buscando facilitar o acesso a dados institucionais, a 27 ª Vara Federal implantou o projeto “Vara Integrada ao Cidadão” (VIC), uma iniciativa que inclui página na internet com informações úteis em linguagem acessível e número de WhatsApp para esclarecimento de dúvidas. O trabalho foi o vencedor do prêmio promovido pelo CJF, na modalidade “Comunicação e Sustentabilidade”.

 

O projeto VIC surgiu durante a pandemia, quando a comunicação com os usuários da Justiça se tornou um desafio devido ao distanciamento social. Num primeiro momento, foi criada uma página na internet com linguagem simples, sem termos técnicos ou jurídicos, onde diversas informações foram catalogadas, possibilitando o esclarecimento de forma imediata. Também foram disponibilizados um número de WhatsApp corporativo com respostas automáticas, enviadas por uma assistente virtual, e um um e-mail exclusivo para advogados, além de memorais eletrônicos em cumprimento à agenda 2030 da ONU. Outra novidade foi a inserção de um QRcode nas decisões, apontando para a página criada pela vara.

 

Para comemorar o sucesso do trabalho, a juíza federal Geraldine Pinto Vital de Castro, o diretor de secretaria, Alexandre Pompeio, e outros servidores da 27ª Vara Federal se reuniram no Centro Cultural Justiça Federal, no dia 5 de maio. De acordo com a magistrada, o projeto garantiu acessibilidade, transparência e aprimoramento da comunicação com o jurisdicionado. “Sempre tivemos preocupação com o atendimento ao usuário dos serviços da Justiça e, com a pandemia, tivemos um impacto grande nessa questão do atendimento ao público. Por isso, essa ideia de facilitar a comunicação que, naquele momento, passou a ser totalmente virtual. Acho que conseguimos nos adequar a essa nova realidade”, finalizou.