Conteúdo principal

TRF2 elege desembargador federal Guilherme Calmon para a presidência no biênio 2023-2025

Uma mulher e dois homens vestidos de toga preta sorrindo
Guilherme Calmon (ao centro) conduzirá os rumos do TRF2 no próximo biênio, juntamente com Aluisio Mendes e Leticia Mello
Pessoas de toga preta de pé
Plenário elege a composição da gestão para o biênio 2023 – 2025

O Plenário do Tribunal Regional Federal 2ª Região (TRF2) elegeu na sessão de 1º de dezembro a composição da sua gestão para o biênio 2023 – 2025. O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama será o décimo oitavo a ocupar a cadeira da presidência da Corte, escolhido por seus pares em uma eleição com 30 votantes. Na data, foram eleitos também os desembargadores federais Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, para a vice-presidência, e Letícia de Santis Mendes de Faria Mello, para a corregedoria regional.

Em seu breve discurso, o presidente que tomará posse no cargo em abril de 2023 agradeceu aos colegas de toga e, em especial, ao atual presidente Messod Azulay, destacando a “brilhante e diligente” administração do seu antecessor que, disse, soube conduzir os destinos do tribunal de forma participativa. Para Calmon, essa qualidade deve ser preservada, por assegurar a incorporação de contribuições valiosas para o crescimento institucional: “Conto e contarei sempre com a colaboração, os conselhos e a experiência daqueles que me precederam na presidência, bem como de todos os colegas, para o bem maior da Justiça Federal da 2ª Região”, declarou.

O presidente eleito também afirmou sua confiança na força da instituição para atender as crescentes exigências da jurisdição, lembrando a trajetória de conquistas e superação de desafios dos cinco primeiros Tribunais Regionais Federais: “Um histórico de quase 34 anos é tempo suficiente para comprovar o acerto da Assembleia Constituinte em criar as cortes regionais, demonstrando sua capacidade de responder às demandas de uma sociedade em constante e acelerada transformação”, disse.

 

Balanço do biênio que se encerra

Logo após anunciar o resultado do escrutínio, o desembargador federal Messod Azulay também discursou, fazendo um balanço do biênio que se encerra e igualmente dirigindo palavras de gratidão aos seus pares: “O TRF2 me deu muito e aqui cresci pessoal e profissionalmente. Sou muito grato por tudo e a todos. Estejam certos de que farei o que estiver ao meu alcance em prol do engrandecimento desta casa de justiça”, garantiu o magistrado que acaba de ser designado e aprovado para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Messod Azulay concluiu elogiando a escolha do seu sucessor, que, afirmou, reúne cabedal de conhecimento e competência como gestor e articulador de parcerias institucionais fundamentais para o cumprimento e aperfeiçoamento das atividades jurisdicionais  e administrativas da Justiça Federal da 2ª Região.

 

Fonte: TRF2