Conteúdo principal

TRF2 entrega medalha do Mérito Judiciário em sessão solene do Plenário na terça-feira, 31 de maio

Da esquerda para a direita: Artur Gueiros, Kassio nunes, Messod Azulay e Claudio Castro. Os 4 encontram-se de pé, atrás de uma bancada com seus respectivos nomes, vestindo ternos e togas. Ao fundo vê-se as bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro e do TRF2
Artur Gueiros, Kassio nunes, Messod Azulay e Claudio Castro

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) realizou na terça-feira, 31 de maio, cerimônia de entrega da sua Medalha do Mérito Judiciário. Na data, em sessão solene do Plenário, receberam a honraria o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques, os desembargadores federais Mauro Souza Marques Braga, Carmen Silvia Lima de Arruda, Paulo Pereira Leite Filho e Firly Nascimento Filho, e o diretor de mercado da Fundação Getúlio Vargas, Sidnei Gonzalez.

O ato transmitido pelo canal do TRF2 no Youtube foi conduzido pelo presidente da Corte, desembargador federal Messod Azulay, que saudou os homenageados. Integraram ainda a mesa diretora o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que também discursou em louvor aos agraciados, e o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Artur Gueiros.

Dentre outras autoridades, prestigiaram o evento o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurelio Bellizze, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Edith Tourinho, o presidente do Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro, Elton Leme, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Luciano Bandeira.

Do TRF2, marcaram presença o vice-presidente do órgão, desembargador federal Guilherme Calmon, o corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Theophilo Miguel, os desembargadores federais Ivan Athié, André Fontes, Reis Friede, Luiz Antonio Soares, Aluisio Mendes, Marcus Abraham, Simone Schreiber, William Douglas, Flávio Lucas e, também, o diretor da Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Fernando Mattos, e o vice-diretor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, Osair Victor de Oliveira Junior.

Criada pela Resolução nº 52, de 5 de julho de 2019, a Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região tem por propósito reconhecer pessoas e instituições que se sobressaiam no desempenho de suas atribuições, ou que tenham prestado relevantes serviços e demonstrado excepcional apreço à Justiça Federal.

Tendo por patrono o primeiro presidente do Supremo Tribunal Federal na República, ministro João Antonio de Araújo Freitas Henrique, a comenda tem a forma de uma Cruz de Malta de oito pontas, que representam as virtudes Amor, Justiça, Fé, Humildade, Consciência, Resiliência, Sinceridade e Verdade. A cruz é circundada por uma coroa de folhas de louro, exprimindo a arte da eloquência.

No anverso, figuram a balança e a espada, símbolos da equidade e da autoridade, sobre o mapa do Brasil, com os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo em destaque. Já no reverso, está cunhado o brasão da República.