2ª edição do livro “A Qualidade da Administração Judiciária e a Governança” já foi lançada

A mestre em Direito Público e Evolução Social e especialista em Poder Judiciário (MBA/FGV) Fernanda Estevão Picorelli, lançou a 2ª edição do livro “A Qualidade da Administração Judiciária e a Governança”. Originalmente publicada em 2013, a obra foi revista, atualizada e ampliada.

A sua conformidade à efetiva inauguração do modelo da Governança no Poder Judiciário, corrobora a cientificidade do estudo e contribui para que se torne uma fonte relevante de informação para a instituição e para os que objetivam compreender melhor o instituto e o arcabouço político-administrativo por aquele atualmente adotado, com o propósito de dar concretude ao princípio constitucional da eficiência a que está cingido.

O estudo apresenta grande relevância, não só para a comunidade jurídica, mas para toda a sociedade, considerando que contribui para que se repense a política judiciária contemporaneamente adotada (marcadamente quantitativa) e para que aquela alcance uma maior eficiência, a partir de uma praxe adequada ao bem comum.

A obra, de 288 páginas, inclui a abordagem de recentes atos normativos, como a Resolução CNJ nº 351, de 28/10/2020, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a política de prevenção e enfrentamento do assédio moral e organizacional, do assédio sexual e de qualquer tipo de discriminação, a fim de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito do Poder Judiciário.

Dentre os assuntos abordados, destacam-se:

Uma análise da origem e evolução do Estado, das suas relações com a sociedade e do surgimento do ideal constitucional

A Administração Pública no contexto do Estado Democrático de Direito

A Administração Judiciária como propulsora da efetividade da prestação jurisdicional

Fonte: TRF2

 

<< Voltar