Conteúdo principal

CNJ monitora andamento de pesquisas sobre o Poder Judiciário

Pesquisadores apresentaram resultados parciais dos trabalhos da Série Justiça Pesquisa, que deverão ser finalizados até o fim do ano. FOTO: Gil Ferreira/Agência CNJ
Pesquisadores apresentaram resultados parciais dos trabalhos da Série Justiça Pesquisa, que deverão ser finalizados até o fim do ano. FOTO: Gil Ferreira/Agência CNJ

O Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ) realizou, na última quarta-feira (15/8), uma reunião com pesquisadores contratados para desenvolver pesquisas de interesse do Poder Judiciário brasileiro. A reunião, que ocorreu no Conselho de Justiça Federal, em Brasília, teve o objetivo de analisar os resultados parciais dos trabalhos, que deverão ser finalizados até o fim do ano e apresentados em seminário. As pesquisas foram encomendadas pelo CNJ.

Foi exposto pelos pesquisadores o andamento de cinco trabalhos que fazem parte da Série Justiça Pesquisa – depois de finalizadas, as pesquisas poderão ser acessadas pela população no Portal do CNJ. Para a diretora executiva do DPJ, professora Maria Tereza Sadek, o relatório intermediário permite que o CNJ analise a qualidade dos trabalhos desenvolvidos até então pelos pesquisadores.

A primeira edição da Série Justiça Pesquisa foi realizada pelo CNJ em 2015 – de lá para cá, ocorreram 13 pesquisas por meio da contratação de instituições sem fins lucrativos. Para a diretora de projetos do DPJ, Fabiana Luci de Oliveira, a grande relevância das pesquisas desenvolvidas na Série Justiça Pesquisa é que, a partir dos dados e conclusões apresentadas, é possível apurar os problemas da prestação de Justiça no dia-a-dia do cidadão, com uma capilaridade que o CNJ, por sua atribuição, não possui. “As pesquisas permitem um diagnóstico mais preciso para que se comece a construir soluções, subsidiar políticas judiciárias e avaliar o andamento daquelas políticas já existentes”, diz Luci.

 

Fonte: Agência CNJ de Notícias