Edição virtual do programa educativo “Conhecendo a SJRJ” é marcada por incentivo ao estudo

A Justiça Federal do Rio de Janeiro promoveu, no dia 29 de setembro, mais uma edição virtual do programa de visitação escolar “Conhecendo a SJRJ”. Dessa vez, participaram da iniciativa estudantes e educadores do Ciep Hélio Pellegrino, localizado em Campo Grande, Zona Oeste do RJ, e da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek /Faetec, sediada no bairro Jardim América, Zona Norte da cidade. Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento, entre magistrados participantes do Programa, servidores e interessados em conhecer um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal no estado do Rio de Janeiro. 

Esta edição contou com a participação de dois juízes federais parceiros do “Conhecendo”: o juiz titular do 1º. JEF de Nova Friburgo, Elmo Gomes de Souza, e a vice-diretora do Foro, juíza federal Marcella Brandão. Os magistrados compartilharam experiências positivas e desafios enfrentados ao longo de sua trajetória profissional e os deveres da carreira jurídica. E aproveitaram a oportunidade para dar conselhos aos estudantes, a fim de terem êxito no mercado de trabalho.

Elmo Gomes  é o juiz que há mais tempo integra o corpo de magistrados voluntários que apoiam o Programa. O longo tempo de experiência como interlocutor entre a Instituição e o público jovem contribuiu para que – mesmo separado dos estudantes pela tela do celular ou do computador - estivesse atento a cada expressão facial, comentário ou pergunta feita pelo chat.

Marcella Brandão aproveitou o momento e convidou os estudantes para, assim que as atividades presenciais forem definitivamente retomadas, visitarem as instalações da unidade judiciária em que atua. “A Justiça Federal é muito viva e precisa ser sentida. É importante ver como é o dia a dia dos profissionais para além da faculdade, que, muitas vezes, é desconectada da realidade”.   

O programa, que foi instituído em 2007, é destinado a estudantes do nível médio de colégios públicos, que têm a chance de conhecer o funcionamento do Judiciário a partir de palestras com magistrados e simulações de audiência. Originalmente realizado nas dependências do Fórum da Av. Rio Branco e do Centro Cultural Justiça Federal, o “Conhecendo” passou por ajustes. Na versão online, as apresentações ganharam um novo formato, com utilização de fotos, slides explicativos e realização de enquetes.

O “Conhecendo a SJRJ” é realizado pela Seção de Relações Públicas da JFRJ. As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br.

 

 

 

<< Voltar