Conteúdo principal

Empoderando Arquivos - Participação do CCJF na 5ª Semana Nacional de Arquivos

Empoderando Arquivos - Participação do CCJF na 5ª Semana Nacional de Arquivos
Empoderando Arquivos - Participação do CCJF na 5ª Semana Nacional de Arquivos

O Centro Cultural Justiça Federal participará da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que este ano tem como tema Empoderando Arquivos. Dentre as finalidades, está levantar questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental. Além de discutir como desafiar a teoria e a prática arquivística atual para torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias.

    O CCJF, reconhecendo a importância dos arquivos institucionais para a construção identitária e da memória de uma sociedade, planejou uma série de palestras sobre o tema, como o protagonismo do homem negro, tomando por base a trajetória de Luiz Gama, advogado abolicionista, representado na peça exibida em seu teatro, Luiz Gama: uma voz pela liberdade e de Abdias Nascimento, escritor, ativista, político e artista plástico. Também haverá palestra sobre curadoria digital, trazendo as possibilidades de reuso de dados de Arte, e  outra sobre o empoderamento feminino, por meio das coleções das bibliófilas Salete Maccalóz e Annunciada Chaves, com a pesquisa e discussão de seus acervos doados à sociedade.

 

PROGRAMAÇÃO:

1 - Bibliofilia feminina: empoderamento por meio do acervo de Annunciada Chaves (1915-2006)

Dia 09/06, 14h30, 60'

Link: https://www.youtube.com/watch?v=WE28jMIiQNc

 

Annunciada Chaves (1915-2006) foi uma jurista e bibliófila paraense que se dedicou ao ensino da história e à defesa do patrimônio cultural paraoara. Nesta palestra será abordado o tema da bibliofilia feminina, demonstrando o quanto ainda é pouco debatido ou tratado como “coleção menor”.

 

Com Elisangela Silva da Costa, doutoranda em História Social da Amazônia pela UFPA. Mestre em Educação - PPGED/UFPA (2016).

 

2- Bibliofilia Feminina: a trajetória da bibliófila Salete Maccalóz (1946-2017)

Dia: 09/06, 17h30, 60'

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=6NsJW1W9ynQ

 

A apresentação trará a trajetória da bibliófila gaúcha e desembargadora federal Salete Maccalóz, cuja biblioteca foi doada para a biblioteca do CCJF, desde seu nascimento à sua inserção social e interesse pelos livros até o destino de seu acervo particular.

 

Com Kátia Leal da Silva – bibliotecária do Colégio Marista

 

3 - Curadoria Digital e instituições culturais

Dia 10/06/21, 14h30, 60'

Link: https://www.youtube.com/watch?v=DAMojQ1SUv4

 

A palestra visa trazer exemplos de reuso de itens armazenados em repositórios digitais. A pesquisa buscou identificar quais os tipos de reuso são de fato executados tendo como ponto de partida instituições componentes da Europeana Collections.

 

Com Klara Martha Wanderley Freire - Bibliotecária, atual responsável pela Biblioteca do CCJF, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019).

 

4 - O protagonismo do homem negro: Luiz Gama e Abdias do Nascimento

Bate papo

Dia 10/06/21 17h30, 60'

Link: https://www.youtube.com/watch?v=rV-VUCDshms

 

O protagonismo do homem negro sob a luz do percurso do advogado, poeta e abolucionista Luiz Gama  e de Abdias Nascimento, artista, escritor, ativista e político brasileiro. Na conversa serão abordadas a peça Luiz Gama: uma voz pela liberdade, a trajetória de Luiz Gama e a trajetória de Abdias Nascimento, focando neste último caso, sua influência no combate a ideia da existência de uma democaracia racial no Brasil, bem como na arte contemporânea.

 

Com:

Angela Kimbangu,  advogada familiarista e vice-presidente da comissão dos direitos da criança e do alolescente do IBRAPEJ;

Alexandre Sá, artista, psicanalista e atual diretor da UERJ;

Renato Ferreira, advogado, mestre em políticas públicas;

Mediação: Elaine Pauvolid, diretora da Divisão de Cultura CCJF.

 

Fonte: CCJF