Conteúdo principal

Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz participa do programa educativo “Conhecendo a SJRJ”

Fachada Forum Avenida Rio Branco

A Justiça Federal do Rio de Janeiro promoveu, no dia 10 de junho, mais uma edição virtual do programa de visitação escolar “Conhecendo a SJRJ”. Dessa vez, participaram estudantes e educadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que é uma unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e está localizada em Manguinhos, na área da Fundação.

Esta edição foi conduzida pelo juiz federal da 9a. Vara de Execução Fiscal, Vladimir Vitovsky, que abordou as diferentes perspectivas de atuação do Poder Judiciário na sociedade brasileira. O magistrado deu exemplos de causas que correm na Justiça Federal, como as que envolvem o Enem, extravio de correspondências enviadas pelos Correios, blitz da Polícia Rodoviária Federal, criação de animais selvagens sem autorização do Ibama, entre outros. O magistrado explicou o que é um processo, etapas do trâmite processual e a possibilidade de resolução de conflitos por meio da conciliação e mediação, trazendo menos custos operacionais para o Judiciário e abreviando o sofrimento das partes.

Assim como acontece em todas as edições do programa, foi realizada uma audiência simulada. Presidida pelo juiz Vladimir Vitovsky, a audiência retratou um caso, inspirado em uma história real, de tráfico internacional de entorpecentes. Servidores da justiça federal e os alunos atuaram como ré, advogado de defesa, procurador e testemunha.  Ao final da audiência, o magistrado delegou ao grupo a decisão sobre o caso, que aconteceu através de uma enquete dentro da plataforma “Zoom”.

O programa, que foi instituído em 2007, é destinado a estudantes do nível médio de colégios públicos, que têm a chance de conhecer o funcionamento do Judiciário a partir de palestras com magistrados e simulações de audiência. Originalmente realizado nas dependências do Fórum da Av. Rio Branco e do Centro Cultural Justiça Federal, o “Conhecendo” passou por ajustes. Na versão online, as apresentações ganharam um novo formato, com utilização de fotos, slides explicativos e realização de enquetes.

O “Conhecendo a SJRJ” é realizado pela Seção de Relações Públicas da JFRJ. As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br.