Conteúdo principal

JFRJ lança novo portal na web em dezembro

O novo portal da Justiça Federal do Rio de Janeiro entra no ar no início de dezembro, mas, a partir do dia 25 de novembro,essa versão experimental estará disponível com acesso pelo site atual. Totalmente reformulado, moderno e dinâmico, tem navegação mais fácil e rápida. Os serviços disponibilizados pela instituição estão com maior visibilidade. Acompanhando as atuais tendências da web, o site tem a capacidade de adaptar-se a tablets e celulares.

 

Custo zero

O portal foi implementado em software livre pela equipe técnica da SJRJ, sem nenhum custo extra para a instituição. Todas as etapas de construção do portal (projeto, planejamento, design, desenvolvimento, testes e publicação) foram executadas pelos servidores que trabalham nas seções subordinadas à Coordenadoria de Informação e Produção Editorial, que pertence à Subsecretaria de Informação e Documentação.

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo escolhido foi o Drupal utilizado, entre outras instituições, pela Casa Branca, nos EUA, e Ancine, no Brasil. O software torna a navegação mais ágil, tem responsividade (adaptação a dispositivos móveis) e possibilita uma pesquisa mais detalhada para licitações, despesas com pessoal, jurisdições, endereços de foros com mapas de localização, feriados locais, entre outros.

Acessibilidade

A navegação por pessoas com necessidades especiais atende às recomendações do "Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico", estabelecidas pelo governo federal. A barra "Acessibilidade" fica na parte superior direita do portal e disponibiliza os atalhos de navegação padrões. Ao lado, encontra-se a opção "Alto Contraste", que permite alterar a tonalidade claro e escuro das páginas. As duas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

No topo da página também é possível acessar as páginas dos outros órgãos da 2ª Região: o Tribunal Regional Federal e a Seção Judiciária do Espírito Santo. O acesso aos sistemas do processo eletrônico e consulta processual permanecem inalterados. Na página principal do site, na coluna à esquerda, há botões de direcionamento para estas funcionalidades. Na mesma coluna, outros banners facilitam o acesso a serviços essenciais, como Atendimento aos Juizados, Diário Eletrônico, Custas (GRU), Assistentes do Juízo (AJG) e Acesso à Informação.

A página do Atendimento dos juizados especiais federais (nos quais os cidadãos podem ingressar sem advogado) ganhou layout personalizado, com explicações gráficas sobre ajuizamento de ações de JEFs. Na seção de "Dúvidas e Contato" há orientações sobre as questões mais frequentes e o canal mais adequado para a solução da demanda.

Feeds e Favoritos

No Centro da página, no alto há um album com as principais notícias; logo abaixo, os "Avisos" institucionais, seguidos por uma seção de "Notícias". No terço final, estão os endereços dos foros da capital, Sede Administrativa e acesso aos endereços das subseções. O portal também disponibiliza a ferramenta "Feeds", que permite aos usuários receber as atualizações da página da SJRJ mediante inscrição prévia.

Quando o portal entrar no ar é recomendável que os usuários atualizem seus links favoritos nos navegadores. Então, se no menu "Favoritos" estiver o link para a "Consulta Processual, deve-se acessar o novo portal, clicar no link e adicioná-lo novamente aos "Favoritos". No lançamento, será disponibilizada ainda uma pesquisa para que os usuários avaliem o novo portal. É muito importante para a SJRJ conhecer a opinião do público para avaliar o grau de satisfação e se há necessidade de adaptações e ajustes imediatos.