Conteúdo principal

Justiça Federal comemora aniversário de dez anos de programa educativo

Estudantes visitam a justiça federal no Rio de Janeiro

Cada edição do programa inclui palestra com magistrado, simulação de audiência e visita ao CCJF. Comemoração terá palestra do desembargador federal Abel Gomes sobre “Educação e Justiça”.Cada edição do programa inclui palestra com magistrado, simulação de audiência e visita ao CCJF. Comemoração terá palestra do desembargador federal Abel Gomes sobre “Educação e Justiça”.

Nesta sexta-feira, dia 06 de novembro, a partir das 14h, no auditório do Foro Marilena Franco, na Av. Venezuela, 134, a Justiça Federal do Rio de Janeiro comemora o aniversário de dez anos do programa educativo “Conhecendo a SJRJ”.  O evento, com presença de 120 estudantes da rede pública de ensino médio, terá palestra sobre “Educação e Justiça” proferida pelo desembargador federal Abel Gomes, do TRF 2ª Região, entre outras atrações.

O programa de visitação “Conhecendo a SJRJ”, destinado, prioritariamente, a estudantes e educadores do ensino médio de escolas públicas, foi instituído em 2005. Ao longo de dez anos recebeu mais de 3.000 alunos, além dos professores que acompanham os grupos.

 Em todas as edições, os estudantes acompanham uma audiência simulada, conversam com magistrados e participam de palestras sobre cidadania e o papel dos Poderes da República, com destaque para a estrutura do Poder Judiciário. No final da visita, os participantes fazem uma visita guiada ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Todos os alunos recebem um kit com um exemplar da Constituição Federal e outros materiais de apoio à atividade pedagógica. Os educadores recebem um DVD institucional.

  Embora o público-alvo do programa de visitação sejam estudantes de ensino médio, anualmente também são promovidas edições direcionadas a estudantes da Universidade da Terceira Idade, bem como a crianças do 5º ano do ensino fundamental.

 O programa “Conhecendo a SJRJ” objetiva desmistificar os órgãos do Poder Judiciário e o papel dos magistrados, além de promover a aproximação da instituição com os cidadãos, despertando a reflexão sobre o exercício da cidadania. Pretende também fornecer subsídios para as possíveis escolhas acadêmicas dos estudantes, além de informar as atribuições da Justiça Federal, destacando sua relevância social.

As atividades do programa encontram-se alinhadas com as metas nacionais do Judiciário editadas pelo Conselho Nacional de Justiça. Em 2011, o programa foi premiado durante o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), obtendo o 2º lugar na categoria “projeto institucional”.

 As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br.