Conteúdo principal

Justiça Federal do Rio de Janeiro promove ações de combate à fome e à miséria

braços de pessoas de várias cores de pele estão  segurando uns aos outros
Justiça Federal do Rio de Janeiro promove ações de combate à fome e à miséria

Durante a pandemia, a Justiça Federal do Rio de Janeiro, por meio da mobilização de magistrados e servidores, deu continuidade a ações que visam a combater a fome e a minimizar as necessidades e os sofrimentos dos segmentos mais vulneráveis da sociedade.

Neste período, mesmo com os desafios impostos pelo distanciamento social e pelo trabalho remoto, foram realizadas diversas campanhas institucionais que arrecadaram contribuições para o fornecimento de cestas básicas, produtos de higiene, e até mesmo água para a população em situação de rua.

Dentre as instituições beneficiadas estão a Associação Reviver . a Arquidiocese do Rio de Janeiro ), a ONG “Entre o céu e a favela”, a RIO- ABRACE , o Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas- PROVITA e a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa .

 Desta vez, a instituição selecionada para receber as doações é o Circo Crescer e Viver (link).  O Circo é uma instituição sociocultural criada em 2001 como um projeto de circo social. Mas, diante da crise sanitária mundial provocada pela Covid-19, passou também a combater a fome, além de distribuir máscaras e kits de higiene e limpeza. Atualmente, o Circo possui 652 famílias cadastradas e atendidas, sendo que mais de 80% dessas famílias são chefiadas por mulheres e, dentre estas, 80% são negras e pardas.  A ação desenvolvida pela Justiça Federal visa a adquirir, especificamente, cartões-alimentação que serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social na Cidade Nova e outros Bairros do entorno. A região possui quase cinco mil famílias em situação de pobreza extrema ou baixa renda.

As regiões beneficiadas pelo Circo Crescer e Viver ficam próximas ao Foro desembargadora federal Marilena Franco, localizado no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio.

Veja a matéria sobre a campanha em:  https://www.circocrescereviver.org.br/justica-federal-do-rio-de-janeiro-...