Conteúdo principal

Justiça Federal do Rio reduz consumo de papel e água

Foro da Avenida Rio Branco

O consumo de papel e de água na Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) despencou no primeiro semestre deste ano. De acordo com os relatórios divulgados pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Projetos (CPLA), de janeiro a junho o gasto total com papel caiu 12,7% e o de água 10,3%, bastante inferior aos resultados obtidos no mesmo período do ano passado.

 Em 2014, a queda foi de 1,6% no insumo papel, mas o consumo de água aumentou 1,9% em relação ao ano anterior.

As subseções da SJRJ foram as que mais contribuíram para enxugar as contas: gastaram menos 19,8% com papel e menos 13,3% com água. Na capital, a queda também foi significativa. Economia de 7,9% do número de resmas utilizadas e de 9,5% em metros cúbicos de água.

 

Campanha de esclarecimento

 

O excelente resultado deve-se, na avaliação do Setor de Gestão Ambiental (SEAMB), ao bom desempenho de uma campanha interna realizada junto aos apoios administrativos da capital e das subseções. Foi a primeira vez que a SJRJ promoveu uma campanha direcionada aos responsáveis pelos apoios a fim de reduzir o consumo desses insumos.

No começo deste ano, foi enviado às seções de apoio dos foros da Av. Rio Branco, Av. Venezuela, Campo Grande e subseções um documento com orientações e ações imediatas para reduzir o consumo de papel, água e energia. A meta lançada pela Administração aos apoios era a redução de 5% do consumo de papel, 3% do de água e 3% do de energia.

A campanha, que já vinha sendo rascunhada, foi reforçada pela expedição da Portaria nº 23/2015, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Setor de Gestão Ambiental. O documento estabelece boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e de água nos órgãos e entidades da Administração Pública federal, e dispõe sobre o monitoramento dos valores desses bens e serviços