Conteúdo principal

Justiça Federal do RJ promove a palestra “Educação e Justiça: conciliar é educar?” em comemoração ao Dia do Mestre

Dia do Mestre na Justiça Federal
Dr. Renato Pessanha e Dr. Willian Douglas entre magistrados e servidores

O Dia do Mestre foi comemorado na SJRJ no último dia 19/10, com a palestra "Educação e Justiça: conciliar é educar?", proferida pelo Juiz Federal Willian Douglas Resinente dos Santos, titular da 4ª Vara Federal de Niterói. O evento ocorreu no auditório da Justiça Federal, na Av. Rio Branco, 243.

Na abertura do encontro, o Diretor do Foro da SJRJ, Juiz Federal Renato Cesár Pessanha de Souza ressaltou a importância do professor na sociedade e aproveitou para destacar a atenção que a Seção Judiciária vem atribuindo à capacitação técnica de sua equipe. Como exemplo, citou os vários cursos aplicados aos servidores sobre os aspectos mais relevantes do Novo Código Civil, que tem previsão de entrada em vigor já no ano que vem. Os cursos contam com professores do próprio quadro da SJRJ, a maioria magistrados.

 
Durante a palestra, Dr. Willian Douglas lembrou que no Brasil a profissão de professor não recebe o reconhecimento oficial que merece. Disse que estamos vivendo em uma sociedade que privilegia o litígio em detrimento da conciliação e que conciliar não é propriamente educar, mas que a educação é o meio pelo qual o diálogo se estabelece, o que acaba por permitir que as pessoas façam acordos e concessões recíprocas.

Dr. Willian Douglas, além de juiz federal, é também professor, palestrante e escritor.