Conteúdo principal

Nota de pesar

Fachada TRF2
Fachada TRF2

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) comunica, com grande pesar, o falecimento do Desembargador Federal Alfredo França Neto, ocorrido no dia 17 de setembro de 2019. Em nome dos magistrados e servidores da Justiça Federal de primeiro e de segundo graus da 2ª Região, o presidente da Corte, Desembargador Federal Reis Friede, expressa sua solidariedade com os sentimentos da família e dos amigos do eminente magistrado.

O velório será realizado das 11h às 14h desta quarta-feira, 18, na Capela B, no Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro (R. Monsenhor Manuel Gomes, 307, Caju). Na sequência, haverá a cerimônia de cremação.

Alfredo França Neto

Natural do Rio de Janeiro, o Desembargador Federal Alfredo França Neto bacharelou-se em 1969, pela Faculdade de Direito Cândido Mendes, e, em 1973, em Administração de Empresas, pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Concomitantemente à atividade judicante na primeira instância, também foi professor das disciplinas Direito Processual Civil e Direito Tributário.

Dos prêmios que recebeu, destacam-se o 1º lugar no “Prêmio Justiça Federal de Imprensa – 1991”, do Conselho da Justiça Federal, com o trabalho O Exercício Político da Autonomia do Poder Judiciário, e o Colar do Mérito Judiciário, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 1996.

Alfredo França Neto ingressou na magistratura federal por concurso público em 1987. Titular da 30ª Vara Federal desde outubro de 1988, atuou como Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro no biênio 1991/1992.

Em 12 de novembro de 2010 foi empossado no cargo de desembargador federal do TRF2, em vaga destinada à promoção pelo critério de antiguidade. Aposentou-se da magistratura federal no ano seguinte.

Fonte: TRF2