Conteúdo principal

Novo CPC lidera procura por capacitação na SJRJ: cerca de dois mil servidores se capacitaram no ano passado.

Diretor do Foro Renato Pessanha abre a série de cursos sobre o novo CPC. Na primeira fila, os juízes federais Fernanda Duarte (de azul) e Maurício Magalhães Lamha (de terno)
Diretor do Foro Renato Pessanha abre a série de cursos sobre o novo CPC

A atualização do novo Código de Processo Civil (CPC), que entra em vigor no próximo mês de março, tem feito com que tribunais e seções judiciárias busquem se adaptar à nova determinação determinação legal que, entre outras coisas, consolidou a solução negociada de conflito como etapa processual obrigatória no trâmite judicial.

No ano passado, a Justiça Federal do Rio de Janeiro qualificou dois terços do seu quadro funcional. Conforme informou a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CCDE/SGP), em 2015, 2.065 servidores buscaram aprimorar seus conhecimentos profissionais. O número superou o atingido em 2014, que foi de 1.313.

Os cursos relativos ao Programa de Capacitação do Novo CPC foram os mais procurados pelos servidores, registrando 1.643 participações nos módulos presenciais e 319 nos cursos a distância. O número elevado de inscritos reflete a preocupação dos servidores em saber aplicar as novas regras previstas no Código.

 

Educação à distância

Em 2015, os servidores se inscreveram e participaram de mais um de curso de capacitação. Somando a participação em todos os cursos oferecidos, presenciais e a distância, foram contabilizadas 4.224 capacitações, número superior ao registrado em 2014, que foi de 3.891 participações.

A educação a distância também qualificou mais servidores em 2015 do que em 2014. No ano passado, 1.042 servidores se capacitaram via cursos disponibilizados no Portal EAD, ao passo que em 2014 o resultado foi de 663 servidores participantes.

Já o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) foi responsável por treinar 615 gestores, em 23 turmas presenciais e cinco a distância, acima também de 2014, quando foram registrados 406 formados.