Conteúdo principal

Programa de visitação escolar da SJRJ comemora dez anos com palestra do desembargador Abel Gomes

O Diretor do Foro, Renato Pessanha, presidiu a mesa do evento
O desembargador federal Abel Fernandes Gomes, do TRF2, foi convidado para palestrar aos estudantes e compôs a mesa com o diretor do Foro, juiz federal Renato Pessanha, o juiz federal e idealizador do projeto, Elmo Gomes de Souza e os professores Nádia Simões, Cesar Fernandes e Sonia Mendes

Foi realizada no dia 6 de novembro, às 14h, no auditório do Foro da Av. Venezuela, a edição comemorativa de dez anos do programa de visitação escolar "Conhecendo a SJRJ".

Três escolas que participaram de edições passadas - Colégio Estadual Paraná, Colégio Pedro II - Unidade Tijuca e Colégio Estadual Missionário Mário Way - compareceram à solenidade e foram homenageadas.

O desembargador federal Abel Fernandes Gomes, do TRF2, foi convidado para palestrar aos estudantes e compôs a mesa com o diretor do Foro, juiz federal Renato Pessanha; o juiz federal e idealizador do projeto, Elmo Gomes de Souza; e os professores Nádia Simões, Cesar Fernandes e Sonia Mendes, representando as respectivas escolas. Na plateia, prestigiaram o evento os juízes federais parceiros do projeto, Marcella Brandão, Osair Victor Júnior, Vladimir Vitovsky e Adriana Cruz; servidores voluntários que participam da iniciativa, além de outras autoridades e colegas.

O diretor do Foro abriu o evento e ressaltou a importância da iniciativa por "aproximar a Justiça da sociedade e dos jovens que têm anseio de conhecer as instalações e o funcionamento da JFRJ, bem como a atuação dos juízes federais".

 

"Cidadão não é apenas quem cobra"

 

Numa palestra didática, o desembargador Abel Gomes traçou um breve panorama sobre o funcionamento da Justiça Federal de 2ª Instância e explicou alguns dos simbolismos que caracterizam a atividade, como a toga e a balança do Direito.

Dr. Abel também deu uma aula sobre o que é cidadania. Ele defendeu que o "cidadão não é apenas aquele que cobra", porque "só se tem condição de cobrar de maneira lúcida se o sujeito tiver autonomia para decidir seu caminho livremente e tiver informação para distinguir o que é verdade". Para finalizar seu discurso, dr. Abel Gomes chamou a atenção dos estudantes para o senso crítico que devem ter com relação às informações que são veiculadas pela mídia e pelas redes sociais, e deu um conselho: "leiam, leiam bastante".

O programa de visitação "Conhecendo a SJRJ", destinado, prioritariamente, a estudantes e educadores do ensino médio de escolas públicas, foi instituído em 2005. Ao longo de dez anos recebeu mais de 3.000 alunos, além dos professores que acompanham os grupos.

Em todas as edições, os estudantes acompanham uma audiência simulada, conversam com magistrados e participam de palestras sobre cidadania e o papel dos Poderes da República, com destaque para a estrutura do Poder Judiciário. No final da visita, os participantes fazem uma visita guiada ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Todos os alunos recebem um kit com um exemplar da Constituição Federal e outros materiais de apoio à atividade pedagógica. Os educadores recebem um DVD institucional.

As escolas que desejarem participar do programa devem enviar mensagem para relacoespublicas@jfrj.jus.br