Simpósio virtual de universidade dos EUA reúne magistrados da Segunda Região*

Participantes do evento

Cinco magistrados brasileiros, dentre os quais, o desembargador federal do TRF2 (Tribunal Regional Federal da Segunda Região) e professor titular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Unesa (Universidade Estácio de Sá) Aluisio Gonçalves de Castro Mendes e a juíza federal da SJRJ (Seção Judiciária do Rio de Janeiro) e pesquisadora Isabela Ferrari, participarão do simpósio virtual internacional “Examining Justice: Existing and Emerging Issues in the Brazilian Context” (“Examinando a Justiça: Questões Atuais e Emergentes no Contexto Brasileiro”, em tradução livre). No dia 15 de junho (segunda-feira), das 19h às 21h, os especialistas debaterão a influência americana no Judiciário nacional e os principais desafios do Sistema de Justiça.

O mediador dos dois painéis será o juiz do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) Anderson de Paiva Gabriel, conselheiro do Departamento de Estudos e Pesquisa da Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro). A presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, fará palestra.

O evento é promovido pela UC Berkeley Humanity and Social Sciences Association – HSSA (Associação de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Califórnia-Berkeley, em tradução livre). O magistrado do Rio integra o Conselho da HSSA e foi pesquisador visitante da Escola de Direito da Universidade da Califórnia (EUA), em Berkeley.

Inscreva-se aqui. O seminário será exibido em tempo real pela plataforma Zoom. Os inscritos receberão o link da palestra por e-mail. Os que se matricularem depois das 19h do dia 14 o receberão 30 minutos antes de iniciar o evento. Após o fim de cada exposição, haverá tempo para responder perguntas relacionadas ao debate.

Veja aqui a grade completa do evento, em inglês. Das 19h às 20h, o primeiro painel abordará “O Sistema de Justiça brasileiro e influência americana”. O desembargador federal Aluisio Mendes, o advogado Rodrigo Fux e a juíza do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) Flavia da Costa Viana debaterão o Sistema de Justiça do Brasil o e o papel da cultura legal americana em sua formação e rumos.

Entre 20h e 21h, haverá palestras da presidente da AMB, Renata Gil; do promotor Humberto Dalla; e da juíza federal Isabela Ferrari. No painel “Questões atuais e emergentes no Sistema de Justiça brasileiro”, os participantes discutirão os atuais desafios do Judiciário, em especial à luz da pandemia de coronavirus e do acelerado desenvolvimento tecnológico.

Em caso de dúvidas relacionadas ao evento, envie e-mail para andersonpaivag@berkeley.edu.

*Com informações da Amaerj

 

<< Voltar