Conteúdo principal

TRF2: Portal de jurisprudência conta com novo mecanismo de busca

Sede do TRF2

O serviço de pesquisa ao acervo da produção judicial da 2ª Região apresenta mais um salto evolutivo.

Desde o início deste semestre, a consulta à jurisprudência da Justiça Federal de 1º e 2º graus conta com as funcionalidades de um novo buscador localizado no topo da página do Portal de Jurisprudência do TRF2. Para fazer a pesquisa, basta digitar o termo desejado. Na prática, a referida ferramenta incorporou propriedades que tornam muito mais abrangente a consulta na internet à jurisprudência e aos precedentes judiciais, ou seja, ao conteúdo das decisões proferidas pela 2ª Região.

Com a nova funcionalidade do Portal de Jurisprudência do TRF2, será possível consultar, por exemplo, a base de dados do Tribunal, as ementas das Turmas Recursais, além de sentenças da 1ª Instância.

Para uma pesquisa mais específica, como "número do processo" ou "data de decisão", a pesquisa avançada de jurisprudência pode ser utilizada. As diversas caixas de pesquisa podem ser preenchidas integral ou parcialmente, trazendo resultados de campos específicos. Além disso, em ambas as formas de pesquisa (simples e avançada), a recuperação da informação do processo pesquisado conta com o refinamento por meio de filtros, que permite que o alcance da pesquisa seja progressivamente estabelecido pelo usuário. Esse conceito de clareza e abrangência aplicado à pesquisa de jurisprudência permite a recuperação simultânea em seus vários tipos de base: ementas, inteiro teor, decisões monocráticas, súmulas, acórdãos históricos e outras publicações.

O serviço pode ser acessado através do link http://www10.trf2.jus.br/consultas/servicos/jurisprudencia/. Sugestões, dúvidas e reclamações referentes à ferramenta podem ser encaminhadas para o e-mail sejuri@trf2.jus.br ou pelo telefone (21)2282-8139.