Conteúdo principal

Prevenção aos cânceres de intestino e colo do útero é o foco da campanha “Março Azul-Marinho e Lilás” 

dois laços, um azul e outro lilás, lado a lado

O câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. Levando isso em conta, o mês de março é dedicado à prevenção e ao combate de dois tipos da doença: o de colorretal e o de colo do útero, simbolizados pelas cores azul-marinho e lilás, respectivamente. 

 

O azul-marinho está relacionado à prevenção do câncer de colorretal, popularmente chamado de câncer de intestino, responsável por quase vinte mil óbitos em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Já a cor lilás refere-se à prevenção do câncer de colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

A campanha “Março Azul-Marinho e Lilás” busca conscientizar a população brasileira sobre as doenças, seus sintomas e consequências. A iniciativa promove debates, ações de divulgação e campanhas educativas. Afinal, a informação é a melhor ferramenta para a prevenção e o diagnóstico precoce desses tumores, possibilitando a diminuição da incidência, o aumento das chances de cura e a preservação da qualidade de vida dos pacientes. 

 

O que é o câncer? Como prevenir?

 

O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. O câncer de colorretal afeta o intestino grosso e o reto, causando dores abdominais, diarreia e sangue nas fezes, entre outros. Já o câncer do colo do útero é causado pela infecção genital persistente provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano - HPV, transmitidos nas relações sexuais. Os sintomas mais comuns são corrimento vaginal anormal e sangramento durante as relações sexuais, entre outros.

A prevenção do câncer de intestino está ligada à manutenção de bons hábitos como a prática de atividade física e a alimentação saudável. Em relação ao câncer do colo do útero, a melhor medida preventiva é o uso da camisinha e a realização periódica do exame Papanicolau.

 

A JFRJ apoia a campanha Março Azul-Marinho e Lilás.

 

Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Hospital das Forças Armadas (HFA) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).