Conteúdo principal

Dezembro Laranja: mês de conscientização e prevenção do câncer de pele

laço laranja simbolizando a campanha

O câncer de pele é causado pelo crescimento anormal e descontrolado de células. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o tipo mais frequente entre os brasileiros, equivalendo a 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no país.

Neste cenário, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja que, este ano, tem como tema “Não espere até sentir na pele”. A inciativa busca conscientizar a população brasileira sobre a doença e a necessidade de consultar um dermatologista para melhor se proteger.

São diversos os fatores de risco para o aparecimento do problema, entre os quais sardas ou pintas pelo corpo, queimaduras, pele muito branca e ter mais de 65 anos. No entanto, é importante lembrar que qualquer pessoa está sujeita a ter a doença.

A melhor proteção é a prevenção diária, evitando a exposição ao sol e por meio do uso de protetores solares, chapéus, bonés e óculos escuros. Diante de qualquer suspeita, procure um especialista para uma avaliação completa e diagnóstico adequado.

A JFRJ apoia a campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 1999.

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde.