Conteúdo principal

Janeiro Branco: mês de conscientização sobre a saúde mental

mão branca segurando laço branco

A campanha "Janeiro Branco" tem como objetivo chamar atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. ​Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizado em 2019 apontou o Brasil como o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

Considerando a importância do assunto, especialmente após a pandemia de Covid-19, reconheceu-se a necessidade de incorporar a inciativa no calendário oficial do Ministério da Saúde. Em 2024, com o tema “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora? ”, a ação busca destacar a urgência do tratamento das doenças mentais e, simultaneamente, transmitir esperança de dias melhores por meio de ações preventivas que evitem o agravamento do problema e contribuam para uma vida mais equilibrada. A campanha inclui a promoção de palestras, workshops, debates e outras atividades, visando conscientizar a população e as instituições públicas e privadas sobre a importância da saúde mental e emocional, diminuindo, assim, o estigma em torno da ansiedade e da depressão. 

Mas, o que é saúde mental? 

Segundo a OMS, trata-se de "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos e trabalhar produtivamente, sendo capaz de contribuir para sua comunidade". Ou seja, a questão não está restrita à ausência de doenças mentais e engloba todos os aspectos da vida do indivíduo. Embora o problema se manifeste de forma individualizada, existem sintomas que servem de alerta, como mudanças de humor extremas, isolamento social, alterações no sono, fadiga constante, dificuldades de concentração, pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, irritabilidade e comportamentos autodestrutivos. 

Ao constatar sintomas ou sentimentos similares e que estejam causando sofrimento significativo por um período prolongado, é aconselhável procurar um profissional para uma avaliação criteriosa e um diagnóstico adequado. Segundo especialistas, a melhor prevenção contra doenças mentais está no autocuidado, o que inclui sono de qualidade, alimentação saudável, prática de atividades físicas, meditação e psicoterapia, entre outras. 

A JFRJ apoia a campanha Janeiro Branco.

Fontes: Ministério da Saúde, Senado Federal, Rede Hospitalar Ebserh (Hospital Universitário Onofre Lopes-UFRN/Ebserh) e Organização Mundial da Saúde (OMS).