Conteúdo principal

JFRJ conclui a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes usadas em seus prédios e faz o descarte ambientalmente correto

lampadas em caixas e latões
Foram recolhidas 3.770 lâmpadas fluorescentes

Em maio, a JFRJ promoveu uma ação específica para o recolhimento e o correto descarte das 3.770 lâmpadas fluorescentes que estavam armazenadas no Complexo Logístico da Justiça Federal, localizado na Zona Portuária do Rio.

A iniciativa cumpre as diretrizes do Plano de Logística Sustentável do órgão, baseado na Agenda 2030 da ONU. O objetivo geral é a adoção de medidas para a preservação do planeta, sendo um dos exemplos o descarte adequado das lâmpadas fluorescentes, que se jogadas no lixo comum podem contaminar o ar, o solo e os lençóis freáticos.

A JFRJ substituiu, ao longo dos últimos quatro anos, todas as lâmpadas fluorescentes dos prédios da capital e das subseções judiciárias por lâmpadas de led, o que eliminou os riscos de poluição ambiental e resultou na diminuição acentuada dos custos com iluminação. A Agenda 2030 da ONU é um plano global, definido na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, e que estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. O compromisso assumido pelos países com a agenda envolve a adoção de medidas que visam a promover o Estado de Direito, os direitos humanos e a responsividade das instituições políticas.